Sábado, 11 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil As desistências de diversas montadoras esvaziam o Salão do Automóvel deste ano

Compartilhe esta notícia:

Honda no Salão do Automóvel de Buenos Aires 2015
Altos custos e dificuldade de atingir o público-alvo estão afastando as marcas da exposição. (Foto: Divulgação)

No início do ano, a BMW informou que não iria participar do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2020. Na época, a decisão, que incluía também a Mini, parecia um caso isolado. Mas, a partir daí, várias marcas, uma após a outra, foram anunciando que também estavam desistindo da exposição coletiva.

Além da dupla BMW e Mini (a marca inglesa pertence ao grupo alemão), Toyota, Lexus, Chevrolet, Hyundai, Mitsubishi e Suzuki já divulgaram que não terão estandes no São Paulo Expo, na zona sul da capital. O evento está marcado para ocorrer de 12 a 22 de novembro. Esses fabricantes se juntam a outras montadoras que já haviam faltado na edição de 2018, caso de Peugeot, Citroën, Jaguar, Land Rover e Volvo. Com isso, as ausências chegam a 15. A Ford (que inclui a Troller) informou que a presença está mantida. Mas algumas marcas continuam reavaliando a participação. Uma fonte disse que as marcas estão negociando com a Reed Exhibitions Alcântara Machado, organizadora do evento, por intermédio da Anfavea, associação das fabricantes. Com isso, a participação ou não pode ser uma decisão em bloco. Montadoras como Renault, Nissan, Volkswagen, FCA (Fiat, Chrysler, Jeep, RAM e Dodge), Honda e Mercedes-Benz estão nesse grupo. O Grupo Caoa também não tomou uma decisão.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Reed informou que há “dez ou 12” marcas confirmadas, mas não revelou os nomes. Apesar das desistências, a Reed garante que o salão deste ano “será o mais tecnológico de todos os tempos”, e informou que a intenção é “ampliar o destaque para novas tecnologias e o futuro da multimobilidade”.

Segundo a empresa, uma das providências será a utilização de um QR Code, que permitirá ao visitante capturar em seu smartphone informações das atrações. Na área realizada para test-drives desde a edição de 2016, a novidade será uma pista dedicada a carros autônomos.

R$ 15 milhões

Um dos motivos do esvaziamento do salão é que, cada vez mais, as marcas não querem estar no mesmo espaço de concorrentes. Mas há outras razões, sendo que o preço é uma das principais. De acordo com uma fonte, a participação no evento com um estande médio pode alcançar R$ 4 milhões. Estantes maiores, com área VIP, custam em torno de R$ 15 milhões. A mesma fonte diz que os salões eram importantes quando as marcas esperavam o evento para lançar automóveis. Atualmente, não é mais possível esperar, e as fabricantes vão realizando lançamentos ao longo do ano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Cerca de metade da safra de milho já está colhida no Rio Grande do Sul
Em seu quarto dia de festa, o carnaval de rua de Porto Alegre atraiu mais de 60 mil pessoas ao bairro Cidade Baixa
https://www.osul.com.br/as-desistencias-de-diversas-montadoras-esvaziaram-o-salao-do-automovel-deste-ano/ As desistências de diversas montadoras esvaziam o Salão do Automóvel deste ano 2020-02-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar