Quarta-feira, 08 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas As mistificações do início de ano, a vanidade do debate político e a nota do PDT contra o prefeito Mello de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Falar em ditatura em relação ao Estado é um pleonasmo, como dizer "subir para cima”. (Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Essa discussão sobre não falar em ditadura tem muito de mistificação, quero dizer está se abusando da credulidade popular e constitui uma vanidade argumental (quero dizer um discurso vão, não verdadeiro, não sério, uma estultice).

No tema que quero propor é a vagueza e a falsidade do debate político. Assim, os prosélitos da direita vociferam: “cadê a picanha do Lula”? “ Os preços sobem diariamente, principalmente os produtos de primeira necessidade: carne, arroz, frutas e legumes” . A esquerda retruca : “filhotes da ditadura, estamos criando mais emprego, há mais liberdade etc.”

Os debatedores são incoerentes tanto os da direita como os da esquerda. Os da direita deveriam estar satisfeitos, porque o governo Lula não mexeu na formação dos preços no mercado consumidor, como prometem seus asseclas, pois, se o fizesse , arruinaria a mecânica capitalista, que tanta elogiamos, uma vez que criaria o mercado negro e o desabastecimento dos produtos de primeira necessidade.

Quanto às esquerda chamar os adversários de filhotes da ditadura, a incoerência está em que a maioria dos esquerdistas defendem a ditadura do proletariado e não se constrangem em defender o ditadores como Maduro da Venezuela, Comandante Ortega da Nicarágua. Em relação ao fato de criar mais emprego, estes são oferecidos pelos agentes privados (empresas, fabricantes, prestadores de serviço, etc. e não pelo Estado, como alardeia Lula. Tudo é uma falácia, uma mentira.

E pensemos bem: O Estado em si, como instituição , é uma ditadura de uma ideia majoritária de um determinado grupo que alcança o poder político, em certo momento histórico qualquer. Esse grupo no poder impõe, através de leis, regras de como viver à população assujeitada. Disse bem o filósofo Jean Jacques Rousseau (1712-1778): “o homem nasceu livre, mas em toda a parte está acorrentado”.

Logo, falar em ditatura em relação ao Estado é um pleonasmo, como dizer subir para cima”.

Nesse passo, estranha e demagógica é a nota do PDT deblaterando contra o discurso do prefeito Mello que disse “defender a ditadura é uma consequência da livre expressão, assegurada pela Constituição. Logo, o PDT reclamando da exaltação à ditadura, quando o criador do Trabalhismo no Brasil foi Getúlio Vargas, o ditador de 1930 a 1934(Governo Provisório) e 1937-1945, quando criou o Estado Novo ou o Brizola que elogiava Fidel Castro na década de 1960!

Portanto, é um debate cheio de vanidades, produto da ilusão derivada de ideologias enganadora, pois a ideologia, como sentenciou o filósofo Hegel 1776.1831) é processo de ilusão coletiva que envolve ilusores e iludidos, o schein,

Que tenhamos um exitoso 2025, sem muita ilusão.

José Hermilio Ribeiro Serpa, Procurador do Estado aposentado, professor de Teoria Política e autor de obras sobre o tema

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Marcas famosas arranhadas em 2024. Não descuide da sua em 2025
Bolsonaro aposta em mudanças previstas na composição do TSE para 2026 como fator positivo para reverter inelegibilidade
https://www.osul.com.br/as-mistificacoes-do-inicio-de-ano-a-vanidade-do-debate-politico-e-a-nota-do-pdt-contra-o-prefeito-mello-de-porto-alegre/ As mistificações do início de ano, a vanidade do debate político e a nota do PDT contra o prefeito Mello de Porto Alegre 2025-01-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar