Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 12 de junho de 2020
A inclusão de 225 novos diagnósticos positivos de coronavírus na estatística da Secretaria da Saúde, nesta sexta-feira (12), elevou para 14.384 o número oficial de casos gaúchos da doença desde a primeira quinzena de março, quando a pandemia chegou ao Rio Grande do Sul. Dos 497 municípios do Estado, 343 (69%) já registraram ao menos uma ocorrência. E curva de mortes continua em ascensão.
De acordo com o mais recente boletim epidemiológico das autoridades estaduais, o número de óbitos subiu de 323 para 337, com a notificação de mais 14 perdas humanas – apenas três delas não tiveram como vítima um idoso. Confira, a seguir, a lista desta sexta-feira, elencada por município de domicílio e com citação do gênero e idade.
– Campo Bom (mulher, 81 anos);
– Esteio (mulher de 66 anos e homem de 79 anos);
– Guaíba (homem, 40 anos);
– Guarani das Missões (homem, 66 anos);
– Mariana Pimentel (homem, 73 anos);
– Nova Alvorada (homem, 57 anos);
– Novo Hamburgo (homem, 81 anos);
– Palmeira das Missões (mulher, 84 anos);
– Passo Fundo (mulher, 94 anos);
– São Gabriel (mulher, 49 anos);
– Sarandi (mulher, 86 anos);
– Sertão (mulher, 67 anos);
– Taquari (homem, 71 anos).
Pesquisa
Inspirada no modelo gaúcho de estudo de prevalência da Covid-19 sobre a população, a segunda fase de uma pesquisa nacional com a mesma metodologia aponta que nenhuma das cidades da Região Sul do Brasil apresentou uma proporção de pessoas com anticorpos superior 0,5%. O estudo foi encomendando pelo Ministério da Saúde.
Conduzido pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel (Universidade Federal de Pelotas), o levantamento estimou que, das 120 cidades em que se chegou a 200 ou mais entrevistas, a proporção de habitantes que já tiveram infecção por coronavírus é de 2,8%.
Essas 120 cidades abrangem 68,6 milhões de pessoas, o que representa 32,7% da população nacional. A segunda rodada teve seus resultados divulgados na noite da última quinta-feira (11). Ao todo, os pesquisadores concluíram 31.165 entrevistas e testes para o coronavírus em 133 cidades espalhadas por todos os Estados.
No Rio Grande do Sul, foram seis municípios, com 1.455 pessoas consultadas. Além de Porto Alegre, a pesquisa realizada entre os dias 4 e 7 de junho contemplou Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Uruguaiana e Passo Fundo (onde foi registrado o único teste positivo dentre todas as pessoas que participaram da pesquisa).
Já na mais recente rodada da pesquisa encomendada pelo governo gaúcho e divulgada no último dia 27 de maio, os números apontavam estabilidade no contingente de infectados (agora ou anteriormente). Pelos testes aplicados nesta fase, estimou-se que seriam 20.226 pessoas com anticorpos, o que representa 0,18% da população. Na rodada anterior, as projeções eram de 24.860 pessoas infectadas pelo vírus (0,22% da população).
Nos 4.500 testes rápidos aplicados na quarta rodada da Epicovid19-RS nas nove cidades escolhidas, oito pessoas testaram positivo, metade delas em Passo Fundo. Uruguaiana registrou dois casos positivos e os demais foram em Porto Alegre (1) e Pelotas (1). Nas outras cidades – Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Canoas e Ijuí – não houve registro de casos positivos nas coletas realizadas entre os dias 23 e 25 do mês passado. Os nove municípios representam 31% da população do RS.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul