Quarta-feira, 04 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 22 de setembro de 2015
Cada vez mais as mulheres procuram se informar sobre as novidades na cirurgia plástica e na dermatologia para suavizar as ações deletérias do tempo no envelhecimento de nossas peles. No entanto, muitas vezes esquecem que as orelhas podem revelar quantos anos aparentamos.
A medida que envelhecemos nossa pele tende a perder volume e firmeza. O lóbulo da orelha perde sua consistência, tornando-se alongado, distendido e caído, causando desconforto para mulheres que usam piercings ou brincos pesados. Quando os lóbulos apresentam um aspecto mole e flácido, os brincos parecem estar caídos porque não encontram um apoio para se sustentarem. Nessa situação, a utilização de preenchedores à base de ácido hialurônico é bem indicada. O ácido hialurônico é um produto biocompatível, com baixo potencial de provocar alergias, poucos efeitos adversos e relativamente durável. O tratamento é feito através de uma pequena injeção do produto nas áreas em que o lóbulo da orelha apresenta sulcos e rugas.
Uma outra situação bem comum é a presença de lóbulos rasgados pelo peso excessivo de brincos ou então pelo uso dos populares alargadores de orelhas. Nesses casos a melhor conduta a ser tomada é a abordagem cirúrgica. O procedimento pode ser realizado em consultório com anestesia local e, em alguns casos, o preenchimento com ácido hialurônico pode ser associado.
A técnica reposiciona a cicatriz de forma que ela adquira uma localização mais paralela às linhas naturais e pregas da pele, tornando-as menos visíveis. Para manter as orelhas com um aspecto sempre saudável, algumas dicas são de extrema importância: evite o uso frequente de brincos de peso excessivo. Isso favorece a formação de rugas e o alargamento dos orifícios; utilize hidratantes nas orelhas após o banho; abuse dos protetores solares. A orelha é uma área muito exposta à luz solar e, além do envelhecimento, apresenta uma incidência alta de tumores cutâneos; evite a colocação de grande quantidade de brincos e piercings na orelha – isso pode aumentar o peso da orelha e favorecer a flacidez. (Paulo Godoy/DSP)