Não é segredo para ninguém que imagens de modelos são, quase sempre, retocadas antes de serem publicadas.
Às vezes, as mudanças são para fazê-los parecer mais magros ou para turbinar a silhueta. Na tela do computador, é possível ainda apagar celulite, alongar as pernas, suavizar a pele e deixar os olhos mais arregalados. Muitas vezes esses retoques são impecáveis e difíceis de identificar.
Por isso, a França decidiu criar um “alerta Photoshop” para qualquer imagem comercial em que a aparência corporal de uma pessoa tenha sido alterada digitalmente, em especial para fazer com que alguém pareça mais magro ou mais forte. Essas imagens devem exibir um alerta parecido com o estampado num maço de cigarro.
“Photographie retouchée”, dirá o aviso que, em português, significa “fotografia retocada”. Quem ignorar a nova regra pode ser multado em 37,5 mil euros (cerca de 140 mil reais) ou em 30% do custo de criação do comercial.
Com a medida, o governo francês tenta conter a manipulação de imagens tratando a técnica como problema de saúde pública. Isso porque espera-se que a mudança ajude a conter a magreza extrema em modelos e distúrbios relacionados à imagem corporal entre aqueles que almejam o corpo perfeito e se inspiram nos que tiveram as fotos retocadas.
“Expor jovens a imagens normativas e irrealistas leva a uma sensação de auto-depreciação e de baixa auto-estima que pode afetar comportamentos relacionados à saúde”, afirmou a ministra da Saúde da França, Marisol Touraine.