Sexta-feira, 18 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 25 de maio de 2018
O fim de semana será de tempo firme, com amplos períodos de céu claro e sol em Porto Alegre, de acordo com o Sistema Metroclima. Podem ocorrer formações localizadas de neblina e nevoeiro. A temperatura subirá, com maior elevação no domingo (27). O sol também predominará no início da próxima semana. Confira a previsão do tempo para os próximos dias na Capital:
Sábado: o sol predomina com períodos de céu claro, apesar de formações de nevoeiro nas primeiras horas da manhã. O vento permanece calmo ou sopra fraco do quadrante Leste. Mínimas entre 5°C e 7°C e máximas entre 22°C e 24°C.
Domingo: tempo firme e ensolarado, com o céu claro em parte do dia. Ainda ocorrem formações localizadas de neblina e nevoeiro na madrugada e nas primeiras horas da manhã. O vento continua calmo ou sopra fraco do quadrante Leste. A temperatura terá maior elevação. Mínimas entre 7°C e 9°C e máximas entre 24°C e 26°C.
Segunda-feira: o sol predomina em mais um dia com amplos períodos de céu claro. O vento continua calmo ou sopra fraco do quadrante Leste/Nordeste. A temperatura sobe mais e, apesar de ainda fazer frio na madrugada, a tarde será quente. Mínimas entre 9°C e 11°C e máximas entre 26°C e 28°C.
Terça-feira: o sol também predomina com céu claro na maior parte do dia, apesar de aparecerem algumas nuvens. O vento sopra fraco do quadrante Norte. A temperatura terá elevação mais acentuada e faz calor à tarde. Mínimas entre 11°C e 13°C e máximas entre 27°C e 29°C.
Frio
Porto Alegre registrou a temperatura mais baixa do ano nesta sexta-feira, 3,3ºC, segundo a Metsul Meteorologia. A Capital amanheceu sob nevoeiro. No Rio Grande do Sul, a menor marca foi verificada em São José dos Ausentes: -3,2ºC. Em Bom Jesus, fez -2,5ºC, e em São Francisco de Paula, -2,2ºC.
Metroclima
O Sistema Metroclima – Vigilância Meteorológica de Porto Alegre foi criado em 2007 para monitorar as condições atmosféricas na Capital 24 horas por dia mediante uma rede de estações automáticas e pluviômetros que oferecem dados de chuva e outras variáveis meteorológicas em todas as zonas geográficas da cidade.
Para esse trabalho, de acordo com a prefeitura, são utilizadas as mais modernas ferramentas, como radares meteorológicos, sistemas de detecção de descargas atmosféricas, modelos numéricos nacionais e internacionais, acompanhamento de imagens de satélite, radiossondagens de aeroportos e estações automáticas.