A princesa de Gales, Kate Middleton, confessou que a foto postada com os filhos no domingo (10) foi editada, e pediu desculpas. Compartilhada pelo Palácio de Kensington após semanas de especulação sobre o estado de saúde dela, a imagem foi retirada de circulação devido à polêmica.
“Como muitos fotógrafos amadores, ocasionalmente faço experiências com edição. Gostaria de expressar minhas desculpas por qualquer confusão que a fotografia de família que compartilhamos ontem tenha causado. Espero que todos que comemoram tenham tido um feliz Dia das Mães”, escreveu ela no X (antigo Twitter).
O desaparecimento em público da Kate Middleton após o que oficialmente foi descrito como uma “cirurgia abdominal programada” levou muitos britânicos a criarem teorias da conspiração para tentar explicar a situação envolvendo a princesa de Gales. A manipulação da foto em que a esposa de William, o primeiro na linha de sucessão no trono britânico, aparece com os três filhos no Dia das Mães no Reino Unido aumentou as especulações.
A foto foi retirada da cardápio das agências de notícias AP, Reuters e AFP. Porém o Palácio de Kensington se recusa a publicar a foto original, sem as alterações, aumentando a onda de especulações sobre o episódio.
Mas, afinal, o que a edição da foto queria esconder? – perguntam-se os britânicos e muitas pessoas mundo afora.
Caso mais sério do que oficialmente anunciado? A informação de que Kate estaria se recuperando da cirurgia por “10 a 14 dias” levantou suspeitas. Algumas cirurgias abdominais podem ser pequenas, como uma apendicectomia, mas esses procedimentos não envolvem internações tão prolongadas. A que tipo de cirurgia Kate estava sendo submetida e não poderia voltar para casa por duas semanas depois?
As dúvidas começaram a a ser avolumar. O que leva a Família Real a admitir o câncer do rei Charles III (e a sua próstata aumentada) e não esclarece a situação de Kate?
William foi fotografado visitando o hospital onde a esposa estava internada, mas ninguém viu Kate saindo do hospital e voltando para sua casa em Windsor Home Park. Ela não postou nenhuma foto de recuperação no Instagram e nenhum paparazzi a pegou entrando no banco de trás de um carro discreto e sem identificação.
Para muitos teóricos só há uma explicação: a cirurgia foi muito mais séria do que oficialmente informado. E, para completar o pacote, não foi programada. Outros chegaram a especular que houve algum problema durante o procedimento, causando danos à princesa. Até um possível “coma” foi citado nas redes.
Após o nascimento de cada um dos seus três filhos, Kate apareceu obedientemente na frente do hospital com cabelos cheios e maquiagem para uma sessão de fotos para os paparazzi em 24 horas, e ela fez isso com um sorriso radiante. O que tornou esse procedimento específico diferente? O que impediu Kate de querer mostrar o rosto? Por que a Família Real acabou se permitindo divulgar uma foto dela manipulada? A edição, acreditam teóricos, teria o objetivo de esconder algum tipo de vestimenta especial pós-cirúrgica.
“Você está me dizendo que Kate Middleton – a mesma mulher que posou do lado de fora do hospital como uma maldita supermodelo poucas horas depois de dar à luz – de repente precisa de meses de recuperação antes de mostrar seu rosto?”, postou um usuário do X (antigo Twitter). “E a imprensa britânica agora respeita magicamente a privacidade? Isso parece… sinistro”, escreveu outro.
“Nada poderia ter sido melhor projetado para atiçar as chamas das pessoas on-line sobre Kate Middleton do que uma fotografia dela claramente editada”, escreveu Imogem West-Knights, colunista do site “Slate”.
– Cirurgia plástica? Outra teoria aponta que Kate tenha se submetido a uma cirurgia plástica. Fala-se nas redes sociais que a princesa teria feito até um procedimento conhecido como Brazilian Butt Lift (retirada de gordura de partes do corpo para aplicação nas nádegas, a fim de levantá-las).
Como o rei Charles III está com câncer, aumenta a chance de William ter o seu acesso ao trono antecipado. Assim, Kate já estaria se preparando esteticamente para ficar mais “apresentável” ao lado do “novo rei”, acreditam os teóricos.
Outros apontam que Kate, que vive um longo conflito com Meghan Markle, a esposa de Harry, sempre quis parecer mais “descolada” como a americana. Com um estilo reconhecidamente mais austero, a princesa de Gales estaria tentando esteticamente se descolar dessa imagem, ganhando uma silhueta mais curvilínea.
– Reabilitação? Uma outra teoria aponta que Kate teria estado numa clínica de reabilitação durante todo esse tempo. O “esquecimento” da aliança na foto viral mostraria um “estado de confusão mental”.
“Isso é ruim para a realeza. Eles sabiam que haveria muita atenção em qualquer foto que divulgassem de Kate. A preocupação deles é que as pessoas agora se perguntem se podem ser confiáveis e acreditadas quando fornecerem o próximo boletim de saúde”, declarou Peter Hunt, especialista em realeza, segundo o “Daily Star”. As informações são do jornal Extra.