Em atenção a esta importante doença – que muitas vezes pode manifestar-se de forma aguda – a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizará, no dia 2 de junho, o IV Simpósio de Asma de Difícil Controle. A atividade será dedicada ao debate de novos tratamentos para asmáticos graves, a fim de reduzir as crises e as internações dos pacientes. “O nosso objetivo é garantir melhor qualidade de vida aos portadores desta doenças que, muitas vezes, pode ser bastante limitante”, afirma Dr. Adalberto Sperb Rubin, chefe do Serviço de Pneumologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Nos últimos anos a incidência de asma tem aumentado em todo o mundo, e um dos principais fatores é o crescente número de casos de alergias e de poluição ambiental. No Brasil, estima-se que a asma atinja 10% da população.
Especialistas alertam que com a chegada do inverno a asma tende a piorar, pois nesta estação há uma maior umidade relativa do ar, temperaturas mais baixas e aumento de infecções respiratórias. “Pacientes que tenham doenças preexistentes, como a asma, devem ter cuidados redobrados”, afirma Dr. Rubin.
As inscrições para o IV Simpósio de Asma de Difícil Controle estão abertas e devem ser realizadas no site www.santacasa.org.br/eventos.