Começou a corrida pelo Oscar 2024. A temporada de premiações cinematográficas começou na quinta-feira (30) com a entrega dos prêmios da Associação de Críticos de Cinema de Nova York, um dos sindicatos de críticos de maior prestígio nos Estados Unidos.
Os críticos da “grande maçã” consagraram “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese, como o melhor filme de 2023. Lily Gladstone foi agraciada como a melhor atriz do ano pelo trabalho na produção.
Outra grande aposta da temporada de premiações, “Oppenheimer” deixou a cerimônia com duas estatuetas: melhor diretor (Christopher Nolan) e melhor diretor de fotografia (Hoyte van Hoytema).
Franz Rogowski foi escolhido o melhor ator por “Passagens”, enquanto que Charles Melton (“Segredos de um escândalo”) e Da’Vine Joy Randolph (“Os rejeitados”) levaram para casa os prêmios de melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante, respectivamente.
“Segredos de um escândalo” também conquistou o prêmio de melhor roteiro, enquanto que “Anatomia de uma queda” foi escolhido o melhor filme estrangeiro. Já “Vidas passadas”, de Celine Song, recebeu o prêmio de melhor filme de estreia.