Por 46 votos a 5, os deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul mantiveram o veto do governador Eduardo Leite a liberação da comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol do estado. A votação foi realizada na tarde desta terça-feira (12).
Os deputados contrários a liberação alegaram que estádio é “lugar de família” e que as crianças teriam um mau exemplo ao vincular esporte com bebida alcoólica. Outra justificativa, foi a de que o álcool aumenta a possibilidade de violência e de atitudes machistas. Para os defensores, a proibição não acaba com o consumo no entorno dos estádios.
O deputado Gaúcho da Geral se manifestou sobre o assunto em seu twitter, logo após a votação: “Defendi, em meu discurso no Plenário da Assembleia Legislativa, a liberação do consumo de bebidas nos estádios. Seguirá sendo uma das minhas bandeiras.”
Os deputados Gilmar Sossela e Ciro Simoni, do PDT, foram os autores da proposta da liberação da comercialização desde que realizada até o intervalo dos jogos, sendo retomada somente depois das partidas.