Ícone do site Jornal O Sul

Assembleia Legislativa gaúcha promove nesta segunda-feira a 54ª edição do Programa Deputado Por Um Dia

Criado em 1999, o programa oportuniza a estudantes de escolas públicas e privadas do Estado a vivência do cotidiano parlamentar e da democracia representativa. (Foto: Paulo Garcia/AL-RS)

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realiza nesta segunda-feira (9) a 54ª edição do Deputado Por Um Dia. Criado em 1999, o programa oportuniza a estudantes de escolas públicas e privadas do Estado a vivência do cotidiano parlamentar e da democracia representativa. Além de elaborar projetos de lei, eles fazem a defesa das propostas e votam as matérias, da mesma forma com que acontece numa sessão deliberativa do parlamento gaúcho.

As atividades iniciam às 10h30min com a cerimônia de abertura no Vestíbulo Nobre do Poder Legislativo. Às 11h30min, ocorre a reunião dos líderes dos Deputados por Um Dia, na Sala da Presidência. E às 14h, acontece o ponto alto da programação, que é a Sessão Plenária dos Estudantes, no Plenário 20 de Setembro, palco das principais decisões políticas do Rio Grande do Sul.

Sorteio

Podem participar alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas das redes pública e privada, que são sorteadas um ano antes. Isso porque as atividades que envolvem o programa não se restringem ao dia em que os estudantes passam no parlamento. A preparação começa antes, em suas comunidades, discutindo e analisando projetos que vão ser votados na sessão plenária. Neste ano, as escolas participantes são o Instituto Estadual de Educação Professor Isaías, de Santiago (participando pela segunda vez); Escola Municipal de Ensino Fundamental João José de Abreu, de Pelotas; Escola Estadual de Ensino Médio Ângelo Beltramin, de Pinhal; Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ilda Clara Sebben Barazzetti, de Caxias do Sul; e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Batista, de Giruá. Cada estabelecimento de ensino participa com onze alunos, totalizando os 55 deputados para compor o plenário de votação.

Realizado pela Escola do Legislativo Romildo Bolzan, o programa é considerado exitoso. Um indicador disso é o aumento das inscrições das escolas, que cresceram 50% em 2024. “Além aproximar o parlamento da comunidade escolar, a iniciativa buscar despertar os jovens para a cidadania e fortalecer a democracia”, afirma a diretora da Escola, Gislaine Monza da Silveira, para explicar o aumento da procura.

Durante a Sessão Plenária dos Estudantes nesta segunda-feira, serão sorteadas as cinco escolas que participação da 55ª edição do Deputado por um Dia, em 2025. As informações são da Assembleia Legislativa do RS.

Sair da versão mobile