Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de janeiro de 2024
Há cerca de uma semana, quem assiste ao “BBB 24” está ligado nos comentários equivocados e abusivos de Rodriguinho sobre a aparência de Yasmin Brunet. Não satisfeito, ele passou a regular o que ela come, chamando sua atenção (a do público e da casa) sem saber que a modelo sofre com a compulsão alimentar.
A loira usou o Raio-X da última terça-feira para falar sobre o assunto, confessando que está difícil para ela segurar a ansiedade, que desconta na comida. Assim, como ela, milhões de pessoas passam por processos parecidos. Entre este número muitas artistas e influenciadoras que vemos todos os dias em capas de revista e campanhas publicitárias.
Além de famosas e lindas, Cleo, Sasha Meneghel, Demi Lovato, Lady Gaga, entre outras, têm em comum a luta contra os transtornos alimentares.
Sasha Meneghel
Antes de se tornar vegana e aprender o que uma alimentação natural e equilibrada podia fazer por seu corpo e mente, a filha de Xuxa desenvolveu bulimia (ingerir comida em excesso e depois tentar eliminar do corpo provocando diarreias e/ou vômitos). O transtorno foi desenvolvido após ver críticas sobre seu corpo na web.
Mariana Goldfarb
A influenciadora e ex-muher de Cauã Reymond hoje é nutricionista, mas durante muitos anos perseguiu uma perfeição que exigiam dela. Mariana teve anorexia e ainda faz terapia para se livrar dos efeitos da doença e dos gatilhos que podem acioná-la. O alerta veio em 2016, quando estava tão magra que precisou de ajuda.
Taylor Swift
A cantora e namoradinha da América não escapou dos distúrbios alimentares. Após ler uma matéria que sugeria que ela estava grávida, ela acabou desenvolvendo um transtorno e precisou de ajuda psicológica. A cantora conta sobre essa má fase no doc “Miss América”.
Bruna Marquezine
A pressão estética levou Marquezine a desenvolver uma compulsão alimentar e suas consequências. Além do distúrbio, ela ainda enfrentou a depressão por crescer sendo criticada por ter engordado ou emagredido demais.
Alice Wegmann
Como muitas mulheres, Alice tem história parecida com a de Yasmin Brunet e foi vítima de um ciclo cruel: fazia dietas malucas e muito restritivas e em seguida perdia a batalha para a comida, comendo compulsivamente. Além disso, ainda treinava para perder peso. Hoje após tratamento, ela diz que perdeu o medo de se relacionar com a comida.
Lady Gaga
A adolescência da cantora não foi fácil diante dos constantes episódios de bulimia por conta dos comentários sobre sua aparência. Gaga vomitava após todas as refeições que fazia para não engordar, e assim como os outros famosos, também se tratou com ajuda psicológica.
Débora Nascimento
A atriz já teve depressão e anorexia, principalmente na fase jovem quando começou a modelar. Se achava alta demais, curvilínea demais… Até fazer tratamentos e se olhar com mais generosidade: “Não adianta eu querer ser uma coisa que eu não sou e forçar o meu corpo a extremos que não fazem parte da minha natureza. Hoje em dia, eu sou super bem-resolvida”, disse em entrevista no “Encontro”.
Demi Lovato
A prodígio da Disney, cresceu na frente das câmeras e sob o olhar julgador do público. Alternou fases muito gordinha e muito magra. Resultado de tantos anos de pressão estética e críticas que partiam de todos os lados, inclusive dos contratantes. A atriz e cantora ainda convive com distúrbios alimentares, mas também com depressão, dependência química e bipolaridade.
Cleo
A atriz sempre foi rotulada como um símbolo sexual. Após ter engordado, o seu peso se tornou assunto de discussões nas redes sociais. Em entrevista ao “Programa do Bial”, Cleo contou que sofreu com depressão e compulsão alimentar, fazendo com que ela comesse “até passar mal”.