Ícone do site Jornal O Sul

Assinadas as promoções de 754 novos sargentos da Brigada Militar

Com diplomados de Porto Alegre e outras sete cidades, curso teve 162 mulheres. (Foto: Maurício Tonetto/Palácio Piratini)

Solenidades oficiais simultâneas em oito cidades gaúchas marcaram, neste sábado (14), a diplomação de 754 segundos-sargentos da Brigada Militar (BM) no Curso Técnico em Segurança Pública. Durante o evento, o governador Eduardo Leite anunciou a assinatura do ato de promoção dos formandos, em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado.

Além de Porto Alegre, as cerimônias foram realizadas em Caxias do Sul, Montenegro, Osório, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santa Rosa. Dos formandos, 592 policiais militares são homens e 162 mulheres. A primeira colocada, Daniela Mayca de Souza, recebeu do chefe do Executivo a medalha Coronel Massot por seu desempenho, com média final 10.

O curso de formação teve 670 horas-aula desde agosto do ano passado, nas modalidades presencial e à distância. No programa, disciplinas como Técnicas de Ensino, Polícia Ostensiva, Direito Penal e Penal Militar, Análise Criminal e Administração de Logística. Com a conclusão dessas turmas, 2.197 novos sargentos já foram formados pela corporação nos últimos três anos.

No site de vídeos youtube.com podem ser conferidos registros das formaturas realizadas em cada uma dessas oito unidades. Os respectivos links estão na sessão de notícias do portal estado.rs.gov.br.

Com a palavra…

O comandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli, explicou a importância da função dos sargentos no dia a dia da corporação:

“Os sargentos fazem a conexão das demandas do comando com as tropas para alcançar metas e resultados que a sociedade espera de nós. Eles são um elo de apoio aos mais de 10 mil soldados. Espero que os formandos inspirem não só por palavras, mas, também, arrastem pelo exemplo”.

“Essa formatura representa os investimentos que estamos fazendo em nossa segurança pública, com mais equipamentos, mais viaturas, mais tecnologia e mais qualificação do nosso quadro funcional. Os gaúchos têm confiança na Brigada Militar porque a história dessa instituição foi e é feita por homens e mulheres com uma missão de vida, que é proteger a nossa sociedade”, disse Leite.

“Todo o sistema se fortalece quando formamos e capacitamos novos profissionais. Assim, vamos seguir reduzindo os crimes e melhorando a sensação de segurança no Estado”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile