Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de janeiro de 2024
A entrega de um prêmio e a realização de duas mostras comemorativas marcam o 40º aniversário da Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul (Aeergs). Com entrada franca, o evento está marcado para as 17h da próxima quarta-feira (10), na sede da entidade – rua Camerino nº 34, bairro Petrópolis, em Porto Alegre.
Na exposição “Dimensões Criativas”, são destacadas obras de 60 artistas (inscritas por meio de edital ou do acervo da entidade), reunindo nomes como André Venzon, Adriana Giora, Arminda Lopes, Britto Velho, Heitor Bergamini, Lecy Fischer, Magna Sperb, Maria Tomaselli, Marli Araújo, Ricardo Aguiar, Rogério Maduré, Ubiratan Fernandes, Tina Felice, Vinicius Vieira, Xadalu e o saudoso Xico Stockinger, dentre outros.
Já a mostra “Registros do Tempo” compartilha documentos das quatro décadas de trabalho da Aeergs, desde as primeiras ações públicas realizadas em 1983 até o reconhecimento da entidade como Ponto de Memória, em dezembro de 2023, pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A visitação prosseguirá até 15 de março, de segunda a sexta-feira (10h-17h).
O Prêmio Aeergs, por sua vez, terá seus vencedores anunciados no dia do evento, e cada contemplado receberá um troféu. A finalidade é ampliar a visibilidade de iniciativas culturais que efetivamente promovem o segmento de escultura no Rio Grande do Sul ao longo da história. A cerimônia contará com o acompanhamento do músico Benito Crivellaro.
De acordo com a associação, o júri priorizou ações que melhor contribuíram para a valorização do setor de escultura. “A associação possui um valor inestimável para a classe artística, pois o trabalho desenvolvido contribui muito para o desenvolvimento da cultura em Porto Alegre”, ressalta o titular da SMCec, Henry Ventura.
Presidente da Aeergs, Adriana Xaplin corrobora a avaliação: “Em quatro décadas, a entidade realizou centenas de ações, sempre com o propósito de compartilhar conhecimento entre as gerações, mediante atividades desenvolvidas de forma coletiva e ininterrupta”.
Prêmio Açorianos
Em dezembro, a Associação dos Escultores do Rio Grande do Sul recebeu uma homenagem especial na 16ª edição do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, promovido pela prefeitura de Porto Alegre.
A entidade realizou centenas de atividades culturais, de forma ininterrupta, ao longo das últimas décadas. Desde 2019, suas ações são desenvolvidas na Casa da Estrela, uma residência histórica datada de 1947 no bairro Petrópolis.
No passado a construção esteve sob risco de ser demolida, mas acabou salva por uma grande mobilização da comunidade em 2002. Depois o imóvel ficou sem uso por 15 anos, passando por sucessivas depredações e incêndios até chegar a um estado crítico em 2018.
No ano seguinte, a administração municipal assinou Termo de Uso destinando a casa para a Aeergs, que então providenciou obras de recuperação e restauro. Atualmente, o endereço é local de ações culturais abertas a todos os públicos, sendo inclusive reconhecido como Ponto de Cultura pelo governo federal.
(Marcello Campos)