Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de agosto de 2021
Em meio às mais diversas teorias da conspiração envolvendo descobertas científicas, o astronauta norte-americano Charles Duke, de 85 anos, descartou duas que envolvem diretamente sua profissão: que pessoas nunca pisaram na Lua, e que a Terra é plana. Quanto a esta última, que vem chamando atenção nos últimos anos por aparentemente ainda ter defensores, Duke não apenas disse ser irreal, como também deixou uma provocação para os terraplanistas, como forma didática simples para explicar o formato esférico do planeta.
“Para essas pessoas que dizem que a Terra é plana, eu lhes daria um teste. Você fica na ‘Terra plana’ e olha para a estrela do Norte e você anda na direção da estrela do Norte. Se a Terra for plana, quando você chegar à borda, então a estrela do Norte ainda estará à sua frente. Mas, com a Terra redonda, a estrela do Norte fica a cima de você quando você chega ao polo Norte, indicando que você fez uma trajetória curvilínea”, afirmou Duke.
A declaração do astronauta – até hoje a pessoa mais jovem a ter pisado na Lua – foi dada durante a inauguração da exposição Space Adventure, no estacionamento do Shopping Eldorado, em São Paulo. Ele tinha 36 anos quando participou da missão Apollo 16, em 1972, na quinta e penúltima vez que uma expedição espacial levou pessoas ao satélite natural.
Duke comentou sobre teorias da conspiração ao responder uma pergunta da plateia sobre o negacionismo à Ciência ter ganhado destaque recentemente, em especial durante a pandemia, por meio do movimento anti-vacina.
“Bem, a Terra não é plana. Quero dizer, eu pude tirar fotos, e a 40 mil quilômetros de distância, estava a Terra, e dava para ver o círculo completo da Terra e dava para ver que era uma esfera, que se curvava a partir de onde estávamos”, disse Duke. “Eu não sei por que há pessoas que acreditam na “Terra plana”, mas eu posso dizer para vocês que a Terra que eu vi do espaço é redonda.”
O momento em que o astronauta descarta a teoria da “Terra plana” aparece em publicação no perfil do Instagram da Space Advendure.
Também é possível ver quando Duke reforça que astronautas de fato pousaram na Lua.
“Nos Estados Unidos, nós temos muitas teorias da conspiração, incluindo uma de que nós nunca pisamos na Lua, como se fosse tudo falso, gravado em algum lugar aleatório, tipo o Arizona ou algo assim. Bem, nós pousamos na Lua seis vezes. É inquestionável que nós de fato pousamos na Lua. As rochas que trouxemos, 300 quilos de rochas lunares, são totalmente diferente das pedras terrestres”, contou Duke. “Eu sempre falo para a mídia: se não acreditam que pousamos na Lua, por que teríamos forjado isso tantas vezes? Se fosse para fingir, seria uma vez só para terminar o assunto ali, em vez de se agarrar àquilo.”
Interessados em expedições espaciais podem conferir na Space Adventure vários artefatos da Nasa referentes aos projetos Mercury, Gemini e Apollo, responsáveis por levar astronautas à Lua. Esta é a primeira exposição desse porte na América Latina e, a princípio, aconteceria em 2020, mas foi adiada devido à pandemia. São mais de 300 itens originais da agência espacial norte-americana, incluindo trajes espaciais e computadores de bordo da Cápsula Apollo, imagens da Lua e uma amostra de pedra lunar. O evento vai até 26 de outubro deste ano.