Quarta-feira, 16 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Astrônomos descobrem uma nova lua no Sistema Solar

Compartilhe esta notícia:

Hipocampo foi descoberto em imagens tiradas com o Telescópio Espacial Hubble da Nasa. (Foto: Reprodução)

Cientistas anunciaram a descoberta de uma nova lua do Sistema Solar. Batizada como Hipocampo, o satélite é o menor que orbita o planeta Netuno, com 34 quilômetros de diâmetro, segundo um estudo publicado pela revista Nature.

O estudo, liderado pelo Instituto de Pesquisas sobre Inteligência Extraterrestre (Seti), descreve o tamanho e o padrão de órbita deste satélite, o que proporciona novos conhecimentos sobre a sua formação, destacam os autores.

A Hipocampo, chamada assim em referência ao cavalo marinho da mitologia grega, faz parte do conjunto de sete luas interiores de Netuno e orbita fora do seu sistema de anéis, a cerca de 12 mil quilômetros da órbita de Proteu, o maior dos satélites interiores.

Por tamanho, depois de Proteu aparece a lua exterior Tritão, a maior de Netuno, o planeta mais distante do nosso Sistema Solar.

A Hipocampo não chegou a ser detectada quando um voo próximo da sonda Voyager 2 descobriu em 1989 seis novas luas interiores, as quais acredita-se que se formaram pouco depois da captura do gigante Tritão por parte de Netuno, como consequência, provavelmente, de impactos de cometas.

No entanto, o especialista do Seti à frente desta pesquisa, Mark Showalter, conseguiu observar, primeiro como um leve ponto branco, a lua Hipocampo, originalmente chamada de S/2004 N1, enquanto estudava imagens de longa exposição capturadas entre 2004 e 2009 pelo telescópio Hubble.

Em 2013, Showalter afirmou que esta “é uma lua que nunca fica quieta no mesmo lugar para que se possa fazer uma foto dela”, em referência à grande velocidade com a qual este pequeno satélite orbita.

Os avanços tecnológicos no processamento de imagens feitas pelo Hubble em 2016 permitem agora confirmar a existência da Hipocampo.

“Nossos resultados sugerem que a Hipocampo é provavelmente um fragmento antigo da Proteu, o que reforça a hipótese de que o sistema interior de Netuno foi modelado por vários impactos (de cometas)”, explicam os autores do estudo no texto.

Atmosfera da Lua

Astrônomos descobriram que a atmosfera externa da Terra se estende 630 mil quilômetros, aproximadamente 50 vezes o diâmetro do planeta, indo além Lua.

Segundo o estudo, publicado no periódico Journal of Geophysical Research: Space Physics, a descoberta tem importantes implicações para viagens espaciais. Os resultados da pesquisa foram obtidos por meio de observações realizadas pela sonda Solar and Heliospheric Observatory (SOHO) da Nasa.

“A Lua flutua na atmosfera da Terra”, disse Igor Baliukin, do Instituto de Pesquisa Espacial da Rússia, em comunicado. “Não sabíamos disso até que tiramos a poeira das observações feitas há duas décadas pela sonda SOHO.”

Os dados mostraram que a exosfera (camada mais externa da atmosfera) da Terra é mais densa que o espaço interplanetário por uma distância significativa. Na distância da Lua, em média 384 mil quilômetros, existem apenas 0.2 átomos por centímetro cúbico. A 60 mil quilômetros da Terra, há 70 átomos de hidrogênio por centímetro cúbico, e a densidade cai para menos de 1 átomo por centímetro cúbico (quatro vezes a distância).

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Com expectativa de receber mais de 1 milhão de visitantes, a 32ª Festa da Uva teve início
A Justiça mandou suspender uma assembleia da Embraer sobre a fusão com a Boeing
https://www.osul.com.br/astronomos-descobrem-uma-nova-lua-no-sistema-solar/ Astrônomos descobrem uma nova lua no Sistema Solar 2019-02-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar