Em 2020, o mundo foi surpreendido por uma nova pandemia. Enquanto a sociedade, os especialistas e a medicina buscavam entender o que estava acontecendo, uma série de restrições foram sendo impostas para o controle do novo coronavírus e, com ela, perdas e incertezas. Diante deste cenário, muitas empresas fecharam e outras se reinventaram para continuar atuando no ramo. O Asun se manteve, se reinventou e continua crescendo.
Por ser fornecedor de alimentos, considerados produtos de primeira necessidade, o Asun conseguiu prosseguir na sua área de atuação, não apenas se adequando a todas as medidas de segurança exigidas pelo governo, mas indo até mesmo além. A rede foi pioneira ao lançar o uso de separadores de acrílico entre operadoras de caixa e clientes, além de disponibilizar pias com água e sabão na entrada das lojas, assim como demais medidas exigidas: dispenser de álcool em gel, marcações do distanciamento social, controle de fluxo de clientes e exigência do uso de máscaras.
E em meio a esta situação, foi notável a queda do número de clientes nas lojas, levando a rede a dar um passo muito importante na implementação emergencial do e-commerce através da tele-entrega e do drive-thru (com hora marcada para o cliente retirar suas compras).
Para o ano de 2021, foram apresentados novos projetos que ampliarão a participação da empresa no mercado gaúcho. A rede Asun conta com 31 lojas no RS, dentre elas, uma em Osório e sete no litoral norte, nas praias de Quintão, Cidreira, Balneário Pinhal, Nova Tramandaí, Mariluz, Imbé e Capão da Canoa. No mês de maio, inaugurou uma filial na cidade de Montenegro, e, em junho, abriu as portas da filial de Canoas. E as novidades não param por aí: até o final do ano serão entregues aos gaúchos supermercados Asun em Porto Alegre e novas lojas no litoral, nas prais de Magistério, Balneário Pinhal, Noiva do Mar, Xangri-lá e Torres. Jogar no Bonanza game com dinheiro real agora.
Desta forma, o Asun se consolida como uma das maiores redes do estado, empregando diretamente quase três mil pessoas.“Desde 1964, estamos nos mantendo no mercado gaúcho e crescendo com muita transparência nos negócios, respeito e dedicação aos nossos clientes. E é por isso que estamos sempre buscando inovações tecnológicas e sustentáveis para oferecer o melhor, sem economia de esforços”, ressalta o presidente da Rede Asun de Supermercados, Antônio Ortiz.