Domingo, 30 de março de 2025
Por Redação O Sul | 27 de março de 2025
A Asus e a Qualcomm lançam no Brasil dois notebooks com inteligência artificial generativa e pesando menos de 1 quilo. Através de uma arquitetura interna de chip que prevê maior eficiência de processamento, a bateria pode durar até 32 horas, garantem as companhias.
O Asus Zenbook A14 tem preço de R$ 9.999 e tela de 14 polegadas. O modelo conta com peso de 980 gramas, um dos menores do mercado. Há ainda o Asus Vivobook 16, que custa R$ 7.499 e tem tela de 16 polegadas.
Ambos os modelos vêm equipados com o Copilot+, que permite diversas funções generativas, como criação de imagens e vídeos, tradução de conversas em tempo real, geração de resumos de textos, além de pesquisar informações por todos os aplicativos instalados. Além disso, os modelos marcam a estreia do novo processador da Qualcomm, o Snapdragon X, anunciado no fim do ano passado.
“A inteligência artificial em dispositivos será cada vez mais transformadora. A nova linha de processadores vai permitir democratizar os notebooks com IA no Brasil”, diz Helio Akira Oyama, diretor de Marketing para Produtos da Qualcomm Serviços de Telecomunicações.
Segundo as companhias, para chegar a um peso inferior a 1 quilo, foi usada uma mistura de cerâmica com alumínio, chamada “ceraluminum”, que permite maior resistência e durabilidade, além de ter ligas mais leves, ajudando na redução do peso final.
As previsões feitas pela consultoria Gartner apontam que os notebooks com IA vão chegar a 114 milhões de unidades em todo o mundo, representando 43% de todo o mercado. O lançamento da Asus ocorre em um momento em que rivais como Apple e Samsung também vêm apostando em novos modelos com maior capacidade de processamento, com aplicativos e funções exclusivas de inteligência artificial.
Assim, a Asus e a Qualcomm trazem uma nova tecnologia que permite que os usuários sincronizem o notebook e o celular para atender a chamadas, gerenciar notificações, transferir arquivos e transformar o telefone em uma webcam. O recurso funciona com o sistema operacional Android, do Google.
Outra novidade é o “Story Cube”, um aplicativo inteligente de gerenciamento de mídias que permite a organização de arquivos. O objetivo é facilitar a busca por fotos, vídeos e áudios. A IA identifica rostos, objetos e paisagens em fotos para organizar as pastas de mídias no computador.