Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de outubro de 2017
A polícia canadense informou que um ataque a um policial ocorrido do lado de fora de um jogo de futebol americano em Edmonton no sábado (30) está sendo investigado como um ato de terrorismo. No mesmo dia, a polícia perseguiu um caminhão de mudança em alta velocidade; quatro pessoas ficaram feridas.
As autoridades acreditam que há uma ligação entre os dois acontecimentos. No sábado, um policial que estava do lado de fora do estádio do Commonwealth durante uma partida da liga canadense de futebol americano foi atropelado por um carro branco que furou o controle de segurança. Antes de fugir a pé, o motorista saiu do veículo e esfaqueou o policial.
O suspeito é um morador local que tem cerca de 30 anos. Ele foi detido pela polícia, que acredita que não há mais nenhuma pessoa envolvida no incidente. Uma bandeira do grupo terrorista Estado Islâmico foi encontrada dentro do carro.
O policial não sofreu ferimentos graves e está recebendo tratamento médico. Algumas horas mais tarde, um caminhão de mudança foi parado em uma blitz na região norte da cidade. Agentes afirmaram que o nome do condutor era bastante parecido com o do proprietário do carro que atacou o policial.
O motorista reagiu e acelerou o caminhão em direção ao centro da cidade. Ele foi perseguido pela polícia, até que o caminhão capotou e ele foi preso. Policiais afirmaram que o motorista intencionalmente atingiu pedestres na fuga. Quatro pessoas ficaram feridas.
Agências de inteligência canadenses também estão envolvidas na investigação dos dois incidentes. Acredita-se que eles estejam ligados e que se trata de atos de terrorismo. A partida de futebol americano do sábado homenageava os militares canadenses.
O general Jonathan Vance jogou a moeda do cara ou coroa no início do jogo e dois jatos militares sobrevoaram o estádio. Mais de 800 escoteiros eram esperados e muitos deles planejavam acampar no gramado ao fim da partida.