Domingo, 20 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Ataque de Israel destrói último hospital em funcionamento em Gaza

Compartilhe esta notícia:

As Forças de Defesa de Israel disseram que o hospital continha um “centro de comando e controle usado pelo Hamas”

Foto: Reprodução
As Forças de Defesa de Israel disseram que o hospital continha um “centro de comando e controle usado pelo Hamas”. (Foto: Reprodução)

Um ataque aéreo israelense nesse domingo (13) destruiu parte do Hospital Batista Al-Ahli, o último hospital totalmente funcional na Cidade de Gaza. Testemunhas disseram que o ataque destruiu os departamentos de terapia intensiva e cirurgia do hospital.

Um vídeo postado nas redes sociais parece mostrar enormes chamas e fumaça subindo depois que mísseis atingiram um prédio de dois andares. Várias pessoas, incluindo alguns pacientes ainda em leitos hospitalares, foram filmadas saindo correndo do local.

As IDF (Forças de Defesa de Israel) disseram que atacaram o hospital porque ele continha um “centro de comando e controle usado pelo Hamas”. O ataque não deixou nenhuma vítima, de acordo com o serviço de emergência civil de Gaza.

No entanto, uma criança que anteriormente havia sofrido um ferimento na cabeça morreu como resultado do “processo de evacuação apressado”, de acordo com uma declaração da Diocese Episcopal de Jerusalém, que é afiliada ao hospital.

O Ministério da Saúde de Gaza, administrado pelo Hamas, disse que o prédio foi “completamente destruído”, levando ao “deslocamento forçado de pacientes e funcionários do hospital”.

A IDF disse que tomou medidas “para mitigar os danos a civis ou ao complexo hospitalar, incluindo a emissão de avisos avançados na área da infraestrutura terrorista, o uso de munições precisas e a vigilância aérea”.

Um jornalista local, que estava trabalhando no hospital, disse que o IDF ligou para um médico que estava operando no departamento de emergência e pediu que evacuassem o hospital imediatamente.

“Todos os pacientes e pessoas deslocadas devem sair para uma distância segura”, teria dito o oficial. “Vocês têm apenas 20 minutos para sair.” Imagens nas redes sociais mostraram funcionários e pacientes saindo do prédio enquanto ainda estava escuro do lado de fora.

Dezenas de palestinos, incluindo mulheres e crianças, também foram vistos fugindo de um pátio dentro do hospital onde procuravam abrigo. O Al-Ahli — um pequeno centro médico antes da guerra — era o único hospital totalmente funcional na Cidade de Gaza, após a destruição do complexo médico e dos hospitais de Al-Shifa na parte norte da Faixa.

Em sua declaração, o escritório de imprensa do governo, comandado pelo Hamas, condenou o ataque. Israel “está cometendo um crime horrível ao atacar o Hospital Al-Ahli, que abriga centenas de pacientes e equipes médicas”, diz a nota.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Equador escolhe novo presidente neste domingo em disputa voto a voto entre direita e esquerda
Conselho de Ética do Senado teve cinco reuniões em sete anos
https://www.osul.com.br/ataque-de-israel-destroi-ultimo-hospital-em-funcionamento-em-gaza/ Ataque de Israel destrói último hospital em funcionamento em Gaza 2025-04-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar