Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 15 de abril de 2024
Moro classificou como "tímida" a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores
Foto: Reprodução de vídeoO senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) criticou a postura do governo brasileiro em relação ao ataque do Irã contra Israel, realizado no sábado (13).
Ele classificou como “tímida” a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores e disse que o ataque “deveria ser condenado sem firulas diplomáticas”.
Na nota, o Itamaraty não condenou diretamente o ataque do Irã, que lançou mais de 350 drones e mísseis em direção ao território israelense. Grande parte dos armamentos foi interceptada pelos sistemas de defesa de Israel. Uma menina de 7 anos ficou ferida ao ser atingida por estilhaços.
“O governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria. Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã. O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada”, diz o texto divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores.
O Itamaraty também orientou os brasileiros a evitarem viagens não essenciais à região e afirmou que vem monitorando, desde outubro do ano passado – quando Israel lançou uma ofensiva na Faixa de Gaza contra o grupo terrorista Hamas –, a situação dos brasileiros que estão no Oriente Médio.