Sábado, 08 de março de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
29°
Thunder in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Ataque hacker na campanha de Donald Trump acende alerta para interferência externa nas eleições americanas

Compartilhe esta notícia:

Trump estará com 82 anos em 2028. (Foto: Reprodução)

Analistas e especialistas em inteligência alertaram que esforços mais amplos podem estar em andamento por parte de potências estrangeiras para perturbar a eleição presidencial dos Estados Unidos. O anúncio foi feito após a campanha de Donald Trump denunciar que seus sistemas de e-mail foram violados por hackers e sugeriu envolvimento do Irã.

Até agora, dois membros democratas da Câmara, que serviram em comitês de inteligência e segurança, solicitaram briefings e a desclassificação de informações relacionadas à possível interferência estrangeira na eleição.

“Preparem-se”, postou Chris Krebs, ex-diretor da Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura, no X, referindo-se à campanha de 2016, quando a inteligência dos EUA concluiu que a Rússia interferiu na eleição hackeando e vazando documentos internos dos democratas.

“Alguém está usando a estratégia de 2016, espere esforços contínuos para atiçar chamas na sociedade e atacar os sistemas eleitorais — 95% dos votos em cédulas de papel é uma forte medida de resiliência, combinada com auditorias. Mas o caos é o objetivo.”

O anúncio da campanha de Trump veio após receber perguntas de organizações de notícias sobre um documento interno de verificação do candidato a vice-presidente J.D. Vance, que havia sido enviado para esses veículos.

O Washington Post recebeu na quinta-feira (8) o documento de 271 páginas, marcado como “privilegiado e confidencial”, de um usuário anônimo do AOL com o nome “Robert”. O Politico, que foi o primeiro a relatar a declaração da campanha de Trump, disse que estava recebendo documentos, incluindo um de verificação sobre Vance, de um remetente também com o nome “Robert” desde 22 de julho.

A campanha de Trump apontou para um relatório divulgado no dia seguinte pela Microsoft, em que a empresa disse ter descoberto evidências de que hackers iranianos tentaram invadir a conta de e-mail de um “alto funcionário” de uma campanha presidencial dos EUA em junho, por volta da mesma época em que Vance foi escolhido como companheiro de chapa de Trump.

A empresa se recusou a nomear a campanha, mas uma pessoa familiarizada com o trabalho da Microsoft confirmou que a referência do relatório era à campanha de Trump.

Autoridades dos EUA não confirmaram que a campanha foi hackeada, e a campanha não forneceu evidências da violação ou envolvimento do Irã.

Reação democrata

O ex-presidente do Comitê de Inteligência da Câmara, o deputado Adam Schiff, do Partido Democrata, instou as autoridades a desclassificar rapidamente qualquer informação sobre a possível natureza estrangeira do hack relatado pela campanha.

“Em 2016, a Comunidade de Inteligência demorou muito para identificar adequadamente o esquema de hackeamento e vazamento realizado pela Rússia para dividir os americanos e beneficiar a campanha de Trump,” postou ele no X. “A Comunidade de Inteligência fez melhorias desde então, mas deve agir rapidamente aqui.”

Ele também pediu que ambos os partidos condenassem o hack relatado. “Em 2016, a campanha de Trump acolheu a interferência russa, tirou proveito dela e depois tentou negá-la em detrimento do país,” disse ele.

Protocolos

Desde 2016, as campanhas democratas e organizações afiliadas têm enfatizado protocolos de segurança aprimorados e investido fortemente para reforçar sistemas contra hacks e outras ameaças cibernéticas.

Donald Trump, o candidato republicano à presidência, disse em sua plataforma de mídia Truth Social que sua campanha foi informada pela Microsoft de que um de seus sites foi hackeado pelo governo iraniano. Ele também afirmou que apenas informações publicamente disponíveis foram roubadas.

“Eles só conseguiram obter informações publicamente disponíveis, mas, de qualquer forma, não deveriam fazer nada desse tipo. O Irã e outros não pararão por nada, porque nosso governo é fraco e ineficaz, mas isso não durará muito”, postou ele na plataforma.

No sábado, um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional disse que o governo Biden “condena veementemente qualquer governo estrangeiro ou entidade que tente interferir em nosso processo eleitoral ou busque minar a confiança em nossas instituições democráticas.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Governo da Ucrânia diz que controla região russa na fronteira
Estados Unidos enviam submarino e porta-aviões a Israel diante de temor de retaliação do Irã e tentativa de cessar-fogo em Gaza
https://www.osul.com.br/ataque-hacker-na-campanha-de-donald-trump-acende-alerta-para-interferencia-externa-nas-eleicoes-americanas/ Ataque hacker na campanha de Donald Trump acende alerta para interferência externa nas eleições americanas 2024-08-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar