Terça-feira, 25 de março de 2025
Por Redação O Sul | 23 de março de 2025
Hamas e Israel haviam firmado um acordo de cessar-fogo na região de Gaza em janeiro deste ano
Foto: Abed KhaledUm ataque aéreo israelense em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, matou Salah al-Bardaweel, líder político do Hamas na noite de sábado (22), segundo as agências Reuters e BBC.
A morte foi confirmada por uma autoridade do Hamas e também por moradores da região, ainda de acordo com a BBC. O ataque também matou a esposa de Bardaweel.
“Seu sangue, o de sua esposa e mártires, permanecerá alimentando a batalha de libertação e independência. O inimigo criminoso não vai quebrar nossa determinação e vontade”, disse o Hamas, segundo a Reuters.
Hamas e Israel haviam firmado um acordo de cessar-fogo na região de Gaza em janeiro deste ano, dias antes da posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Menos de dois meses depois, entretanto, Israel voltou a bombardear Gaza.
Na última terça-feira (18), uma ofensiva matou mais de 400 pessoas e deixou mais de 600 feridos, segundo autoridades palestinas.
O governo de Israel alegou que os terroristas do Hamas violaram o acordo sobre libertação dos 59 reféns que ainda estão sob poder do grupo — Israel estima que 35 deles estejam mortos.