O embaixador do Brasil no Irã, Eduardo Gradilone, informou que está mantendo contato com os brasileiros que moram no país após um ataque de Israel contra o território iraniano nesta sexta-feira (19), data de aniversário do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, que completou 85 anos.
Em mensagem a um grupo de WhatsApp que reúne brasileiros, o adido militar do Brasil, coronel Pedro Ivo de Almeida Silva, tentou tranquilizar os cidadãos e disse que o que ocorreu foi um “ataque pontual”.
A avaliação preliminar é de que “o risco de efeitos colaterais para a população é muito baixo”. Apesar disso, recomendou que se faça estoque de água e alimentos. A comunidade brasileira no Irã tem entre 150 e 180 pessoas.
“Oriento que façam um estoque de alimentos, água e baterias [pilhas] para recarregar celulares e lanternas caso ocorra corte de energia nas cidades próximas a vocês”, diz a mensagem.
O ataque, realizado com drones, não causou danos nem vítimas, segundo autoridades iranianas. Alguns drones foram abatidos pelo sistema de defesa do país.
“Os brasileiros estão sendo informados. E nós estamos avaliando. Ontem [quinta] nosso adido de Defesa nos alertou sobre as possibilidades de ataques nesses lugares. Cabe agora ver quais foram os danos”, disse o embaixador Gradilone, segundo informações divulgadas pela CNN.
A ação israelense foi uma retaliação ao ataque realizado no último final de semana pelo Irã, que lançou mais de 300 mísseis e drones contra o território israelense. Na ocasião, uma criança ficou ferida.