Na semana entre 26 de agosto até 1° de setembro, o atendimento 156 da prefeitura recebeu 10.362 mil ligações. A maior parte (40,02% dos contatos) teve como destino o Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos).
Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas, verificação de falta no fornecimento, solicitação de ligação de água e de esgoto. Os dados são da SMTC (Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria).
Informações como horários e itinerários do transporte público, veículos (recursos de multas), apresentação de condutor infrator e obstrução de vias também representaram demandas significativas (25,05%).
“A população questionou ainda sobre atendimento hospitalar, locais de vacinação, formas de acesso, informações gerais e emissão de alvarás em geral”, comentou o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, sobre 17,19% dos pedidos.
Além disso, foram solicitadas informações gerais, IPTU/TCL, guia de pagamento, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (10,93%). E mais: coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada e remoção em vias públicas (6,81%).
De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal e pluvial, conservação de vias com asfalto e não pavimentadas (patrulhamento).
Desde fevereiro, a prefeitura disponibiliza mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento.
Essa opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, fornecimento de água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta acionar o número (51) 3433-0156.
Ouvidoria
A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 26 de agosto até 1° de setembro, a Ouvidoria recebeu 166 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a coordenadora Ângela Silva da Luz, a maior parte diz respeito à poda de árvore e tapa buraco, água e saneamento e saúde.