Sábado, 28 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 22 de março de 2016
Pelo menos 34 pessoas morreram e 170 ficaram feridas nesta terça-feira (22) após explosões no aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, e em uma estação de metrô na capital belga, informaram as autoridades locais. O EI (Estado Islâmico) assumiu a autoria dos ataques.
Às 8h15min (4h de Brasília), duas explosões atingiram o aeródromo. Todos os voos foram cancelados ou desviados para outros terminais. As explosões no aeroporto ocorreram no setor de embarque. Segundo uma testemunha, uma vidraça explodiu no check-in da companhia American Airlines e “várias vidraças se despedaçaram segundos depois”. Um outro passageiro disse ter ouvido uma pessoa gritar algo em árabe.
Pouco depois, uma explosão foi registrada na estação Maalbeek do metrô de Bruxelas, localizada a poucos metros da sede da Comissão Europeia. Em uma mensagem no Twitter, a empresa que administra o transporte público na cidade anunciou o fechamento das quatro linhas de metrô.
O ministro do Interior belga, Jan Jambon, afirmou que o alerta contra o terrorismo foi colocado no nível máximo. “A primeira preocupação é com a segurança e as vítimas”, afirmou.
Bruxelas foi a base dos terroristas que cometeram os ataques em Paris, na França, em novembro de 2015, que deixaram 130 mortos. Os atentados na capital francesa também foram reivindicados pelo EI.