Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de agosto de 2015
O ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, declarou neste sábado (22) que o homem detido depois de disparar tiros em um trem que ia de Amsterdã a Paris nesta sexta-feira (21) é suspeito de pertencer a um grupo “radical islâmico”.
O suspeito seria um homem marroquino, de 26 anos, que consta nas fichas do serviço secreto francês segundo informações fornecidas pela Espanha. No entanto, sua identidade ainda não foi formalmente estabelecida, segundo o ministro.
No incidente de sexta-feira, duas pessoas – um norte-americano e um britânico – foram feridas gravemente, enquanto uma terceira pessoa, o ator Jean-Hugues Anglade (dos filmes “Killing Zoe” e “Nikita”), ficou levemente ferido.
O atirador foi impedido quando saiu do banheiro. Dois militares norte-americanos à paisana o ouviram acionar a culatra de uma arma no banheiro e intervieram quando ele saiu, dominando-o. O Pentágono confirmou que um militar ficou ferido no incidente, mas não corre risco de morrer.
A procuradoria antiterrorista de Paris assumiu a investigação, “dada as armas utilizadas, o local e o contexto”. O premiê belga, Charles Michel, afirmou que o caso é um “ataque terrorista”. (AG)