Ícone do site Jornal O Sul

Ativista Greta Thunberg é detida na Alemanha

Ainda não está claro o que acontecerá com Thunberg ou o grupo com o qual ela foi detida. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A ativista Greta Thunberg foi detida com outros ativistas presos durante protestos contra a demolição de uma vila perto da cidade de Luetzerath, na Alemanha, nesta terça-feira (17), segundo a polícia do país.

Essa vila está sendo derrubada para as obras de expansão de uma mina de carvão mineral a céu aberto. As atividades de mineração deverão ser retomadas nos próximos meses para atender à demanda energética ligada à crise de abastecimento que atingiu a Alemanha após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Ativistas climáticos argumentam que a vila e outras próximas não devem ser demolidas e o carvão sob elas deve ser deixado no solo e que a queima do linhito prejudica os esforços da Alemanha para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Thunberg foi detida enquanto protestava na mina de carvão a céu aberto de Garzweiler 2, a cerca de 9 quilômetros de Luetzerath. Ela se sentou com um grupo de manifestantes perto da borda da mina.

Ainda não está claro o que acontecerá com Thunberg ou o grupo com o qual ela foi detida, ou se o ativista que pulou na mina ficou ferido, disse o porta-voz da polícia.

Sair da versão mobile