Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 27 de agosto de 2019
Foi lançado nesta terça-feira (27), em Brasília, o Atlas do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr). A proposta é contribuir na organização do conhecimento sobre os ecossistemas do país. A iniciativa do governo federal, em parceria com instituições como a ONU Meio Ambiente, reúne catálogos contidos em coleções de museus, jardins botânicos e projetos de pesquisa de todo o país.
No total, são mais de 160 mil espécies reunidas no sistema. O Brasil descreve uma espécie de animal e duas de plantas por dia. Esse conhecimento está disponível no site da iniciativa, que permite a busca de espécies específicas e apresenta diferentes análises e formas de visualização dos dados do conjunto da base.
Presente ao lançamento do Atlas, a representante da ONU Mulheres, Denise Hamú, destacou o papel de integração dessas informações, antes dispersas. Ela relatou que foi um trabalho difícil de convencimento das diversas áreas de pesquisadores, mas que o projeto foi uma conquista ao conseguir reunir esses elementos, permitindo o uso por cientistas, por gestores públicos e pelos cidadãos em geral.