O Atlético Nacional conquistou o título de campeão da Libertadores da América na noite desta quarta-feira (27). Em Medellín, a equipe colombiana superou o Independiente del Valle por 1 a 0, e ficou com a taça da edição de 2016. No compromisso de ida, houve empate por 1 a 1, em Quito. O Atlético havia conquistado o troféu antes em 1989.
Em campo, os donos da casa começaram com tudo. Aos 20 segundos, Borja entrou livre na área e isolou a bola. E foi ele quem marcou o gol da vitória aos 8 minutos do primeiro tempo. No lance, a bola foi alçada para a área, a defesa falhou e a pelota ainda bateu na trave antes de voltar para Borja encher o pé. O gol deu tranquilidade ao Atlético Nacional que teve outras chances para ampliar.
No segundo tempo, Uchuari pediu pênalti logo no começo, mas o árbitro Néstor Pitana não deu. O Atlético manteve o domínio, chegou a rondar a meta adversária em algumas ocasiões e festejou depois do apito final.
Escalações
Atlético Nacional (1): Armani; Bocanegra, Davinson Sánchez, Alexis Henríquez e Farid Díaz; Mejía, Alejandro Guerra (Arias) e Macnelly Torres; Berrío, Marlos Moreno (Ibargüen) e Miguel Borja (Rescaldani). Técnico: Reinaldo Rueda.
Independiente del Valle (0): Azcona; Christian Núñez, Arturo Mina, Luis Caicedo e Tellechea (Miller Castillo); Rizotto, Orejuela, Julio Angulo (Jonathan González), Sornoza (Uchuari) e Bryan Cabezas; José Angulo. Técnico: Pablo Repetto.
Local: Estádio Atanasio Girardot, em Medellín (Colômbia). Arbitragem: Néstor Pitana, com Ezequiel Brailovsky e Ariel Scime (trio da Argentina). Gol: Borja (8min/1°T). Cartões amarelos: Alejandro Guerra, Miguel Borja e Rescaldani (ATL); Rizotto e Sornoza (IND).