Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 30 de outubro de 2023
O primeiro eixo a receber a nova tecnologia é a Loureiro da Silva, entre João Alfredo e João Pessoa.
Foto: PMPAO processo de modernização dos controladores de semáforos com comunicação através de tecnologia sem fio (4G ou fibra) terá início nesta terça-feira (31) em Porto Alegre, por meio do Programa Sinal Verde, lançado pela prefeitura na última semana.
O primeiro trecho a ser equipado com essa tecnologia é a avenida Loureiro da Silva, entre João Alfredo e João Pessoa. A modernização está sendo realizada em duas fases distintas. Na primeira etapa, que se estenderá até março do ano que vem, será implementada a tecnologia 4G ou fibra (sem a necessidade de cabos) em 363 dos 634 controladores planejados pelo programa.
Essa medida, conforme a prefeitura, visa aprimorar o desempenho de 27 eixos viários considerados críticos. A meta na fase inicial é elevar o índice de comunicação nos semáforos desses eixos de 62% para 90%.
Porto Alegre possui aproximadamente 1.430 locais semaforizados, totalizando 11.072 sinais luminosos, que são supervisionados por aproximadamente 900 controladores de programação semafórica.