Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 23 de setembro de 2022
Um australiano viralizou no TikTok ao compartilhar como perdeu mais de 34 quilos em menos de um ano, sem nunca pisar na academia. De acordo com o vídeo publicado na rede social, Mike Jay, de 27 anos, pesava cerca de 124kg em 2020, ano em que decidiu adotar uma rotina de atividades para reduzir o peso. Em novembro, ele deu início aos chamados treinos HIIT todos os dias da semana durante meia hora pela manhã. Cinco meses depois, em abril de 2021, ele já contava com 30kg a menos.
“Eu disse a mim mesmo que precisava de um objetivo. Então todas as manhãs, sete dias por semana, eu passei a fazer um treino de alta intensidade. Não era negociável, mesmo se eu me sentisse uma bosta, eu fazia”, conta o jovem na publicação.
Os treinos chamados de Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) são uma proposta de exercícios mais curtos, porém mais intensos. São, por exemplo, corridas aceleradas de 60 segundos, espaçadas com intervalos curtos de 15 segundos em que o ritmo é reduzido para descansar.
Essa troca é repetida diversas vezes durante um período de 15 a 30 minutos. Com isso, é feito um esforço maior ao final, porém num menor período de tempo. Para os momentos de alta intensidade, é preciso que a frequência cardíaca esteja acima de 80% da capacidade máxima da pessoa.
Em outra postagem, Mike compartilhou a rotina de exercícios que ele adotou. Ela consiste em 45 segundos de exercícios intensos e 15 de intervalo, repetidos por meia hora. As atividades incluíram polichinelos, agachamentos com salto, abdominais, flexões, pular corda e outros em alta intensidade.
Os treinos HIIT são de fato mais eficazes para aumentar a queima de gordura do que os aeróbicos, segundo um estudo publicado na revista científica British Journal of Sports Medicine por pesquisadores australianos.
No entanto, o jovem acrescenta na publicação que, embora ele não tenha feito mudanças na dieta, passou a consumir uma quantidade menor de açúcar. A restrição também colaborou para a perda de peso, uma vez que se consome menos calorias e passa-se a se gastar mais com os exercícios. O resultado negativo dessa equação é o que proporciona a queima da gordura.
“A parte mais importante é encontrar o que funciona para você, seguir seu próprio ritmo e não fazer isso por um cara, estamos fazendo isso por nós mesmos”, disse o australiano sobre o processo. As informações são do jornal O Globo.