Ícone do site Jornal O Sul

Áustria compara tratamento de refugiados na Hungria ao nazismo

Chanceler Werner Faymann criticou o governo húngaro por trancar imigrantes em trens. (Foto: Alexander Klein/AFP Photo)

O chanceler austríaco Werner Faymann criticou o primeiro-ministro húngaro Viktor Orban comparando o tratamento dado aos refugiados que transitam pela Hungria com o período do nazismo. “Encerrar aos montes os refugiados nos trens com a esperança de que vão para muito longe desperta a recordação do período mais sombrio de nosso continente”, disse Faymann.
“Os refugiados não vão para a Europa porque buscam segurança, e sim porque querem uma vida melhor do que levavam nos campos”, afirmou Orban. Ele, que tem sido muito criticado por sua atitude em relação à crise, defendeu o tratamento dado pela polícia de seu país contra o que chamou de “migrantes rebeldes”, mas se negou a comentar um vídeo que mostra as más condições de refugiados que vivem em um acampamento. “Eles não querem cooperar com as autoridades“, declarou Orban.

A polícia húngara ordenou a abertura de uma investigação para determinar os fatos depois da difusão das imagens. O vídeo, feito de maneira oculta por uma voluntária austríaca que trabalhou no campo de Roszke, mostra 150 migrantes dentro de um cercado em um salão.

Auschwitz
Durante o período nazista, o regime de Adolf Hitler, nascido na Áustria, enviou em trens seis milhões de judeus, assim como opositores políticos a campos de extermínio. Em 1944, os judeus da Hungria foram enviados para o campo de Auschwitz.

Sair da versão mobile