O verão é a estação do ano preferida para quem quer garantir um bronzeado. Com a diversidade de produtos cosméticos e serviços existentes, é possível ter o resultado esperado sem a exposição e riscos do sol.
Práticas como o bronzeamento artificial feito em câmeras de radiação ultravioletas são proibidas desde 2009 pela Anvisa. Entretanto, com o avanço da indústria cosmética, agora é possível garantir o bronzeado sem correr riscos, apostando nos autobronzeadores.
“O autobronzeador é um produto químico que faz uma reação química com a nossa pele e transforma a nossa queratina para mais pigmentada. Ela não é um bronzeado por produção de melanina”, explicou a dermatologista Paula Dazzi.
Os cremes garantem um corpo dourado e não causam danos à saúde. Mas antes de aplicar o produto, é recomendado fazer um teste em uma pequena área da pele para descartar a possibilidade de alergia. Além disso, os autobronzeadores não substituem o protetor solar. As medidas continuam as mesmas, já que esses produtos não inibem a ação do sol.
“Ele não substitui o filtro solar, ele não faz proteção. Então, de forma alguma, passar um autobronzeador e ir pata a praia ou piscina. Tem que usar filtro solar sempre”, afirmou a dermatologista.
Existem uma infinidade de marcas, na versão spray, gel ou creme. Esse tipo de cosmético exige cuidados, entre eles, esfoliar e hidratar o corpo antes do uso. Em caso de dúvidas, procure um dermatologista.