Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Autoridades pedem que população se afaste de rio e procure lugares mais altos

Compartilhe esta notícia:

O rompimento parcial existiu, mas não representou aumento significativo nas vazões já existentes na Bacia Taquari-Antas. (Foto: Reprodução)

A barragem 14 de Julho, localizada entre Cotiporã e Bento Gonçalves, na Serra do Rio Grande do Sul, se rompeu parcialmente nessa quinta-feira (2). A informação foi confirmada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) nas redes sociais.

A orientação do governo gaúcho é que moradores de municípios próximos, como Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado, deixem as áreas de risco e busquem abrigo em regiões mais altas para permanecer durante elevação do Rio Taquari, que nesta quinta chegou a 31,2 metros. O patamar é superior ao da enchente registrada em setembro de 2023.

As pessoas que não tiverem locais alternativos devem buscar informações junto à Defesa Civil da sua cidade sobre os abrigos públicos disponibilizados pelas prefeituras, rotas de fuga e pontos de segurança.

Também há orientação expressa para que os moradores deixem áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Taquari nos municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul trabalha na evacuação de moradores de áreas próximas a pelo menos cinco barragens que estão sob risco de rompimento por conta da força das chuvas que atingem o estado há pelo menos quatro dias. Um alerta de orientação expressa foi emitido para moradores das cidades de Bento Gonçalves e Pinto Bandeira pelo perigo iminente de colapso da Represa São Miguel.

Causas

Ainda segundo a Defesa Civil gaúcha, a Secretaria do meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) monitora as estruturas de 13 barragens de usos múltiplos que estão em estado de alerta, cinco delas já em processo de evacuação:

• Barragem Santa Lúcia, em Putinga;
• Barragem São Miguel do Buriti, em Bento Gonçalves;
• Barragem Belo Monte, em Eldorado do Sul;
• Barragem Dal Bó, em Caxias do Sul;
• Barragem Nova de Espólio de Aldo Malta Dihl, em Glorinha.

A Aneel e o Operador Nacional do Sistema (ONS) acompanham a situação de outras cinco barragens de geração de energia elétrica no Estado que estão em atenção:

• Capigui, em Passo Fundo;
• Guarita, em Erval Seco;
• Herval, Santa Maria do Herval;
• Passo do Inferno, São Francisco de Paula;
• Monte Carlo, Bento Gonçalves – Veranópolis.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Em São Sebastião do Caí, 29 pessoas são resgatadas no primeiro dia de atuação do Gabinete de Crise
Acúmulo de água das chuvas causa rompimento de barragem na Serra Gaúcha
https://www.osul.com.br/autoridades-pedem-que-populacao-se-afaste-de-rio-e-procure-lugares-mais-altos/ Autoridades pedem que população se afaste de rio e procure lugares mais altos 2024-05-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar