Sexta-feira, 18 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Líderes mundiais condenam tentativa de assassinato de Trump

Compartilhe esta notícia:

Ex-presidente americano levou a mão à orelha assim que os barulhos começaram e deixou o local com o que parece ser sangue no rosto. (Foto: Reprodução)

Autoridades se pronunciaram nas redes sociais após a interrupção de um comício de Donald Trump, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, por sons de tiros, nesse sábado (13). O ex-presidente americano levou a mão à orelha assim que os barulhos começaram e deixou o local com o que parece ser sangue no rosto. Segundo o seu porta-voz de campanha, ele está bem. Duas pessoas morreram, incluindo o atirador, e uma ficou ferida.

Após o incidente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou: “O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável.”

Jair Bolsonaro também se pronunciou: “Nossa solidariedade ao maior líder mundial do momento. Esperamos sua pronta recuperação. Nos veremos na posse.”

Bolsonaro disse neste domingo (14), em evento em São Paulo, que “somente pessoas conservadoras sofrem atentado”. “Atentados são contra pessoas de bem e conservadoras”, afirmou.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, foi um dos que se manifestaram nas redes sociais. “Ainda há quem ache que a diferença entre direita e esquerda é só política. Saiba que se pudessem eles meteriam uma bala na cabeça de cada opositor, só precisam da oportunidade para fazê-lo”, escreveu o parlamentar no “X” (antigo Twitter).

Barack Obama publicou no X que “não há absolutamente nenhum lugar para a violência política na nossa democracia” e que está aliviado pelo fato de Trump não ter sido gravemente ferido.

Já a Casa Branca emitiu um comunicado dizendo que o presidente Joe Biden foi informado sobre o incidente no comício de Trump, mas ele ainda não comentou o assunto.

Conforme publicado em uma rede social, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, postou que ele e a esposa ficaram “chocados com o aparente ataque ao presidente Trump” e que rezam “por sua segurança e rápida recuperação”.

O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, disse nas redes sociais que “violência direcionada a qualquer partido político ou líder político é absolutamente inaceitável”.

O mesmo foi dito pelo senador americano Bernie Sanders, que escreveu: “Desejo a Donald Trump, e a qualquer outra pessoa que possa ter sido ferida, uma rápida recuperação”.

Luis Almagro, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), também se pronunciou sobre o caso: “Condenamos nos termos mais veementes o ataque de hoje ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump. A violência não tem absolutamente nenhum lugar nas eleições, na política ou nas nossas sociedades”.

No X, o bilionário Elon Musk afirmou que apoia Trump totalmente e que espera sua rápida recuperação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Donald Trump sofre atentado a tiros durante comício eleitoral nos Estados Unidos; franco-atirador foi morto
Biden diz estar grato por saber que Trump está bem e seguro: “Estou rezando por ele”
https://www.osul.com.br/autoridades-se-pronunciam-apos-incidente-em-comicio-de-donald-trump/ Líderes mundiais condenam tentativa de assassinato de Trump 2024-07-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar