Quarta-feira, 04 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 3 de dezembro de 2024
Iniciadas na primeira quinzena de outubro, as obras de revitalização da orça do bairro de Ipanema, na Zona Sul de Porto Alegre, estão concluídas em quase 20%. A área – severamente afetada pela enchente do Guaíba, em maio – será contemplada por reforma completa do calçadão, reparos em equipamentos e melhorias na acessibilidade e infraestrutura, a fim de torná-la mais resistente a eventuais novas catástrofes climáticas.
A iniciativa o alargamento da via e a substituição de pedra por concreto ao longo de seus quase 2 quilômetros da via, além de um reforço para que o talude (barreira lateral de contenção) fique 45 centímetros acima do calçadão.
Também serão instaladas novas áreas verdes ao longo do trajeto, contribuindo assim para reter a água da chuva e diminuir as temperaturas no local. Já na faixa de areia, serão preservados e reestruturados os espaços com mata ciliar, com o objetivo de reduzir ao impacto das ondas.
No segmento anterior à avenida Guaíba, o recanto de lazer e práticas esportivas será revitalizado, com a manutenção da academia ao ar-livre, playground e chuveiros. O canteiro central da avenida (“Largo do Tio Luizão”) será recuperado com a colocação de bancos e reforma do mobiliário já existente.
A área de lazer próxima aos arcos do calçadão, por sua vez, terá reformadas as mesas e churrasqueiras, além de refeito o muro e substituído o banheiro por uma instalação mais alta, longe do alcance da água.
Atualmente, os trabalhos concentram-se na remoção do antigo piso de basalto, com as peças sendo preservadas para reutilização em outros pontos da cidade. Também estão em andamento escavações próximas à avenida Dea Coufal e a instalação das ferragens de sustentação ao futuro piso de concreto. A prefeitura não informou quando a nova configuração da orla será inaugurada.
R$ 10 milhões
Os trabalhos estão aos cuidados da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) de Porto Alegre, mediante orçamento de R$ 10 milhões. A verba é oriunda de Termo de Conversão em Área Pública (TCAP) firmado com a empresa Multiplan, em contrapartida a um loteamento em trecho da avenida Diário de Notícias, no bairro Cristal, também na Zona Sul.
“A orla não faz parte do sistema de proteção contra cheias em Porto Alegre, em fase de estudos para ampliação e qualificação”, ressalva o titular da Smamus, Germano Bremm, também responsável pela coordenação do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática da capital gaúcha.
(Marcello Campos)