Cerca de 3,8 mil taxistas titulares ou auxiliares registrados em Porto Alegre começam a receber nesta terça-feira (16) o primeiro pagamento do auxílio federal de emergência. Serão depositadas agora, de uma só vez, duas das seis parcelas mensais de até R$ 1 mil previstas até o fim do ano – com isso, o valor inicial pode chegar a R$ 2 mil para alguns beneficiários.
Depois serão mais quatro etapas, geralmente no fim de cada mês, com valores que variam conforme cada caso. O dinheiro cairá na conta de poupança social vinculada ao CPF, por meio do aplicativo Caixa Tem.
O objetivo do benefício é minimizar perdas com a alta de preços nos combustíveis (a exemplo do que ocorreu com os caminhoneiros). A lista com os trabalhadores da categoria aptos à ajuda foram enviados pela prefeitura ao Ministério do Trabalho e Previdência no dia 29 de julho, totalizando 3.824 registros.
Dentre as condições exigidas pelo governo federal estão o registro até 31 de maio deste ano, a atuação efetiva na atividade e situação regular tanto no CPF quanto no que se refere à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Somente o envio das informações não significa que a pessoa receberá o auxílio taxista. Esses dados serão analisados pela Dataprev para identificação dos profissionais elegíveis. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3289-4249.
Cronograma
– 1ª parcela (dupla) até 31 de agosto de 2022.
– 2ª parcela até 30 de setembro de 2022.
– 3ª parcela até 31 de outubro de 2022.
– 4ª parcela até 30 de novembro de 2022.
– 5ª parcela até 27 de dezembro de 2022.
(Marcello Campos)