Domingo, 26 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de abril de 2023
Balanço da avalanche ainda é provisório e as "equipes de emergência continuam trabalhando
Foto: Reprodução de vídeoQuatro pessoas morreram e várias ficaram feridas em uma avalanche neste domingo (09) na geleira de Armancette, nos Alpes na França, anunciou no Twitter o ministro francês do Interior, Gérald Darmanin. O balanço da avalanche ainda é provisório e as “equipes de emergência continuam trabalhando”, afirmou o ministro, que expressou solidariedade às vítimas e suas famílias.
A geleira é “relativamente procurada nesta época” por praticantes experientes, que sobem a pé até o cume, a 3.600 metros, antes de descê-la de esqui de passeio até 1.100 metros, no vilarejo de Contamines, explicou o secretário de Segurança de Contamines-Montjoie, François Barbier, à AFP.
“No verão, é uma área de caminhadas nas altas montanhas”, disse. “Os refúgios que dão acesso à geleira estavam cheios. As condições para o passeio estavam boas”, acrescentou, lamentando “a avalanche mais mortal da temporada”.
Nenhum alerta de avalanche havia sido dado pela Météo-France, o serviço meteorológico francês, mas o calor e o vento podem ter causado o deslizamento de neve “de 1.600 metros e uma largura de 500 metros”, afirmou Barbier.
Presidente da França lamenta tragédia
Segundo a RFI, cerca de 20 pessoas se envolveram nas buscas, entre policiais, bombeiros e socorristas, além de dois helicópteros e cães especializados em resgate em neve. As buscas permanecem durante toda a tarde, embora a ocorrência de uma nova avalanche não possa ser descartada.
Nesta tarde, o presidente francês, Emmanuel Macron, publicou em uma rede social uma mensagem com seus “sentimentos” às “vítimas”. “Nossas forças de resgate são mobilizadas para encontrar pessoas ainda presas na neve. Nossos pensamentos estão com elas também”, disse
Nesta mesma geleira, dois irmãos – montanhistas experientes com cerca de 20 anos – morreram em 25 de dezembro de 2014, de acordo com a RFI.