Sábado, 07 de setembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Avanço de infecções sexualmente transmissíveis evidencia a importância de testes de triagem

Compartilhe esta notícia:

Sífilis, HIV e HPV estão entre as doenças com aumento de casos.

Foto: Divulgação

O aumento de infecções sexualmente transmissíveis (IST) constatado em estudo realizado pelo Hospital Moinhos de Vento (HMV) em parceria com o Ministério da Saúde alerta que a taxa de sífilis em Porto Alegre é 16 vezes maior – 1.870 casos por 100 mil habitantes – do que mostram os levantamentos oficiais. Já os índices de HIV indicam que há uma epidemia generalizada na Região Metropolitana.

O cenário mostra que, além da falta de prevenção, os diagnósticos estão abaixo do ideal. Para contribuir nesta jornada de saúde, a Panvel oferece testes rápidos de HIV e sífilis com segurança e total sigilo para os clientes.

A testagem segura é o primeiro passo para a triagem dessas doenças e pode ser realizada em um dos ambiente do Panvel Clinic. Os farmacêuticos da rede receberam uma atualização, por meio de parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, para fazer a testagem e o acolhimento das pessoas, com uma visão integrada do sistema público de saúde e do privado. Desta forma, a Panvel une-se à mobilização de cuidados e iniciativas em busca do bem-estar e da saúde da comunidade. Em Porto Alegre, 73 lojas dispõem do Panvel Clinic.

Em um único atendimento pode ser realizada a execução, a leitura e a interpretação do resultado do exame. Caso haja alguma alteração nos resultados, o farmacêutico procederá a um encaminhamento médico, fornecendo subsídios sobre o estado de saúde do paciente, dando sequência à jornada de cuidado.

HPV

Outro estudo liderado pelo HMV apontou que a taxa de infecção por HPV (papilomavírus humano) na região anal atinge 52% dos jovens brasileiros entre 16 e 25 anos que já iniciaram a vida sexual, com maior prevalência entre as mulheres (63,2% contra 36,8% entre os homens). Embora os dados ainda não estejam consolidados, eles mostram também uma queda na cobertura da vacinação. Em 2022, entre as meninas, a primeira e a segunda dose tiveram, respectivamente, 75,91% e 57,44% de adesão. Entre os meninos, os números foram mais baixos, 52,26% na primeira aplicação e 36,59% na segunda.

Como forma de prevenção, a Panvel oferece a vacina HPV nonavalente. É indicada para os públicos feminino e masculino, na faixa etária de 9 a 45 anos. Para mulheres, atua para prevenção de cânceres do colo do útero, da vulva, da vagina e do ânus. Para homens, é recomendada para prevenção do câncer do ânus, lesões pré-cancerosas anais, lesões genitais externas (incluindo verrugas genitais). Em ambos os casos, a vacina é sugerida, também, para infecções persistentes causadas pelo papilomavírus humano (HPV). Para aplicação da dose é necessária apresentação de receita médica.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

O universo de Alice no País das Maravilhas será tema de exposição no Farol Santander, em Porto Alegre
Menos de 20% dos brasileiros tomaram vacina bivalente contra a covid
https://www.osul.com.br/avanco-de-ist-evidencia-importancia-de-testes/ Avanço de infecções sexualmente transmissíveis evidencia a importância de testes de triagem 2023-12-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar