Ícone do site Jornal O Sul

Avião completa volta ao mundo sem combustível

Aeronave Solar Impulse II, movida a energia solar, completou sua volta ao mundo em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. (Crédito: Reprodução)

O avião Solar Impulse II, movido exclusivamente a energia solar, completou a volta ao mundo que iniciou em março de 2015. O Solar Impulse II aterrou em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) às 4h05min (horário local, 21h05min de Brasília), de onde tinha partido em 9 de março do ano passado para um périplo inédito de mais de 42 mil quilômetros, passando por quatro continentes e concluído sem usar combustível.

Comemoração. 

“Este é um momento muito especial para nós, completamos esta viagem, passo a passo, e estamos muito emocionados com a chegada a Abu Dhabi”, disse André Borschberg, um dos dois pilotos da aeronave. Na última etapa, entre o Cairo e Abu Dhabi, o avião foi pilotado por Bertrand Piccard.

Tecnologia usada. 

Com um peso de 1 tonelada e meia, tão largo quanto um Boeing 747, o Solar Impulse II voa graças a baterias que armazenam a energia solar captada por 17 mil células fotovoltaicas em suas asas. Em geral, o avião se movimenta a uma velocidade de cerca de 50 quilômetros por hora, velocidade que pode ser duplicada quando está exposto ao Sol.

 

Sair da versão mobile