Domingo, 13 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Avião da Azul é inspecionado e liberado em Salvador após código de sequestro ser inserido por engano em voo

Compartilhe esta notícia:

Empresa passa a oferecer dois voos diários. (Foto: Divulgação)

Uma “falha operacional” fez um avião da Azul ser inspecionado – e liberado – após o pouso na última sexta-feira (28), no aeroporto de Salvador, na Bahia, por uma falsa suspeita de sequestro a bordo.

Não houve sequestro. O alerta ocorreu porque foi acionado por engano no transponder uma sequência de quatro números que indica apropriação ilícita da aeronave. O transponder é um sistema que permite ao controle de tráfego aéreo e aos outros aviões identificar uma aeronave.

A Azul não informou as circunstâncias em que o transponder foi acionado com o código errado.

Uma vez inserido o código que aponta sequestro, a ação não pode ser desfeita manualmente, mesmo que a tripulação informe ao controle de tráfego aéreo se tratar de engano. O padrão, então, por questões de segurança, é que o controle de tráfego aéreo oriente a aeronave a estacionar em uma área afastada do terminal de passageiros e ela seja inspecionada. Foi o que ocorreu.

“Após o pouso, o avião foi submetido a um protocolo de segurança da companhia e do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), que não identificou riscos para a segurança do voo”, informou a Azul em nota.

A aeronave, um Embraer E195, saiu de Campinas às 17h38min e pousou em Salvador às 19h52min, no voo AD4141.

A empresa lamentou “eventuais aborrecimentos causados a bordo e destaca que ações como essa, necessárias para garantir a segurança de suas operações”.

O que disse a Azul

“A Azul esclarece que, por uma falha operacional, o código que indica apropriação ilícita da aeronave foi acionado durante um voo que seguia de Campinas para Salvador na noite de hoje (28). Após o pouso, o avião foi submetido a um protocolo de segurança da companhia e do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), que não identificou riscos para a segurança do voo. A companhia lamenta eventuais aborrecimentos causados a bordo e destaca que ações como essa, necessárias para garantir a segurança de suas operações.” As informações são do portal de notícias G1.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Na guerra contra arrastões, a Polícia Militar do Rio testa spray de pimenta que “marca” suspeitos
Brasil continua líder mundial de assassinatos da população trans
https://www.osul.com.br/aviao-da-azul-e-inspecionado-e-liberado-em-salvador-apos-codigo-de-sequestro-ser-inserido-por-engano-em-voo/ Avião da Azul é inspecionado e liberado em Salvador após código de sequestro ser inserido por engano em voo 2022-01-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar