O avião que fará a repatriação de cerca de 30 brasileiros que estão na Faixa de Gaza pousou nesta quarta-feira (18) no Egito. A Aeronave VC-2 (Embraer 190), da FAB (Força Aérea Brasileira), estava parada em Roma, na Itália, desde a última sexta-feira (13), aguardando autorização para viajar ao território egípcio.
O voo levou 40 purificadores de água portáteis, kits de medicamentos e insumos enviados pelo governo brasileiro para atender as pessoas que encontram-se na Faixa de Gaza, em meio ao conflito entre Israel e Hamas.
O VC-2, utilizado pela Presidência da República, aterrissou no Aeroporto Internacional de El-Arish, localizado a cerca de 60 quilômetros do posto de fronteira de Rafah, que separa Gaza do Egito. Depois de descarregar os materiais, o avião da FAB seguiu para o Cairo, capital egípcia, onde aguarda instruções sobre a retirada dos brasileiros que estão em Gaza.
Em nota divulgada na terça-feira (17), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que o grupo de cerca de 30 brasileiros está abrigado nas localidades de Khan Younis e Rafah, no Sul de Gaza, aguardando a abertura do posto de fronteira desta última cidade.