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Brasil Avião elétrico brasileiro faz voo inaugural na Usina de Itaipu

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Voo durou cerca de 15 minutos nesta terça-feira. (Fotos: Itaipu Binacional/ Divulgação)

A Itaipu Binacional fez na tarde desta terça-feira (23) o voo inaugural e a apresentação oficial de um avião elétrico tripulado. O voo foi no aeroporto de Itaipu, no lado paraguaio da usina, na cidade de Hernandarias, na fronteira com o Brasil. Segundo o diretor geral brasileiro da Itaipu, Jorge Miguel Samek, esse é o primeiro avião elétrico tripulado da América Latina.

O avião, modelo Sora-e, tem espaço para duas pessoas, sendo o piloto e um passageiro, e pode voar por uma hora e meia, com velocidade máxima de 340 km/h. A estrutura é feita de fibra de carbono e pesa cerca de 400 quilos, tem baterias de íon polímero de lítio que totalizam 400 volts e dois propulsores de 35 kw cada um.

De acordo com a Itaipu, o voo durou cerca de 15 minutos. “Estamos em uma alegria imensa, esse é o primeiro passo de uma grande caminhada. É um protótipo, mas todos se sentiram Santos Dumont, só que ao invés da Torre Eiffel tivemos a Usina de Itaipu com paisagem”, concluí Samek.

O voo foi tranquilo, mas no pouso houve um pequeno problema e o trem de pouso dianteiro acabou quebrando. Porém, nenhum problema maior foi detectado no avião. Em maio deste ano, foram feitas imagens de um voo do avião em São Paulo.

A aeronave foi desenvolvida dentro do Programa Veículo Elétrico em parceria com a ACS Aviation, de São José dos Campos (SP) e com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O protótipo chegou ao Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade, em Foz do Iguaçu, no dia 22 de agosto de 2014. Conforme Samek, o investimento da Itaipu foi de R$ 900 mil reais, a maior parte financiada pela Finep.

O avião elétrico ainda não foi homologado, segundo Samek. Porém, o modelo já tem produção em série usando combustíveis fósseis. A aeronave deverá ser usada principalmente para treinamento e acrobacias. “Agora vamos melhorar a bateria para que dure mais e com mais potência. A tendência é que ele seja comercializado, por isso temos a parceria com a empresa, mas não vamos ter uma fábrica aqui na Itaipu. Nosso objetivo é só conhecer e desenvolver essas tecnologias, uma fonte mais limpa de energia, e é o que estamos fazendo com sucesso”, afirma o diretor.

O Projeto VE de Itaipu já desenvolveu carros de passeio, caminhão, micro-ônibus e patinetes. Estão em andamento projetos de ônibus híbrido etanol e Veículo Leve sobre Trilhos. (Franciele John/G1)

O avião, modelo Sora-e, tem espaço para duas pessoas.

O avião, modelo Sora-e, tem espaço para duas pessoas.

tags: Brasil

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