Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 5 de março de 2020
Chuvas causaram alagamentos, deslizamentos em morros e transtornos
Foto: DivulgaçãoSubiu para 27 o número de mortos após deslizamentos provocados pelo temporal que atingiu a região da Baixada Santista, no litoral de São Paulo. A forte chuva começou na noite de segunda-feira (02) e se seguiu até a madrugada de terça-feira (03).
Dentre os mortos, estão dois bombeiros que trabalhavam nas buscas em Guarujá. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, emitido às 12h desta quinta-feira (05), há 43 pessoas desaparecidas.
A tempestade causou alagamentos em vias públicas, afetou serviços (transporte, educação, fornecimento de água, energia elétrica e telefonia) e fez rodovias serem bloqueadas.
Em um período de 24h, de acordo com dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), choveu 320 mm em Guarujá, valor muito acima da média de 263 mm prevista para março. Em Santos, choveu 239 mm, perto da média de 257 mm. Já em São Vicente foram registrados 207 mm de chuva, abaixo da média de 257 mm prevista para o mês todo.
Desabrigados
De acordo com a Defesa Civil do Estado, até a manhã desta quinta-feira, havia 151 desabrigados em Guarujá, 3 em São Vicente e 150 em Santos. Eles estão sendo recebidos em abrigos e escolas. Em Peruíbe, são 102 desabrigados, que deixaram temporariamente suas casas e foram recebidos no Centro Comunitário do Caraminguava.