Ao identificarem um crescimento continuado de Jair Bolsonaro (PSL) nos últimos dias diante da estagnação de Haddad (PT) os institutos de pesquisa remetem para uma possibilidade técnica na reta final: a vitória de Jair Bolsonaro ainda no primeiro turno. Para isso, são fortes os movimentos junto aos eleitores de Geraldo Alckmin (PSDB), João Amoêdo (Novo) e Alvaro Dias ( Podemos) para que pressionem pela desistência destas candidaturas, totalmente estagnadas nas últimas semanas. Outro indicativo positivo do crescimento de Bolsonaro é a identificação de que, antes derrotado no segundo turno pela maioria dos adversários, agora ele já se coloca em empate técnico com Haddad, Alckmin e Ciro Gomes nestas projeções.
Bolsonaro anunciou ontem ao lado do senador Magno Malta (PR-ES) e de Flavio Bolsonaro (candidato ao Senado pelo RJ) que na sexta-feira fará uma prestação de contas da campanha.
Datafolha já identifica crescimento e disparada de Bolsonaro
A pesquisa Datafolha divulgada ontem identificou, com algum atraso, aumento considerável e constante na intenção de voto em Jair Bolsonaro (PSL). Ele cresceu de 28% para 32%, e abriu onze pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, Fernando Haddad (PT). O candidato do PT oscilou de 22% para 21%. Ciro Gomes (PDT) permaneceu com 11% e Geraldo Alckmin (PSDB) variou de 10% para 9%.
Estado paga folha das fundações: R$ 25 milhões
Os servidores das fundações tiveram seus salários do mês de setembro quitados ontem. São cerca de 5.200 contratos regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e que sempre recebem seus vencimentos integrais no segundo dia útil de cada mês. A Secretaria da Fazenda precisou de R$ 25 milhões para atender este contingente.
Escoteiros alertas
Movidos pelo senso de urgência e auxílio, praticados e guiados pela Lei Escoteira, os Escoteiros do Brasil promovem o 20° Mutirão Nacional de Ação Comunitária – MutCom, evento voltado à integrar de forma colaborativa os integrantes do Movimento Escoteiro com a sociedade. Crianças, adolescentes e jovens escoteiros terão a oportunidade de exercer a cidadania por meio do servir. Em 2018, o evento tem como tema “Escotismo: Educação para a Vida”, mesmo mote que norteia as ações dos Escoteiros do Brasil no ano.
Apoio com benefício zero
A constatação de que candidatos a deputado estadual federal que apoiavam Henrique Meirelles (MDB) e Geraldo Alckmin (PSDB) estariam debandando para a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), leva a uma possibilidade: estes apoios não têm nenhum significado, dada a pontuação de Meirelles e Alckmin nas pesquisas.
O caso gaúcho
No caso do Rio Grande do Sul, estas dissidências têm um significado maior, já que o vice de Meirelles, Germano Rigotto, do MDB, é gaúcho. Assim como a vice de Alckmin, a senadora Ana Amélia, do PP. No PP, o próprio candidato ao Senado, Luiz Carlos Heinze, abriu seu voto antecipadamente em favor de Bolsonaro. Ontem, o deputado Onyx Lorenzoni articulou com a deputada Tereza Cristina (DEM-MS), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, o apoio da bancada ruralista que emitiu uma nota oficial de apoio a Bolsonaro ainda no primeiro turno.