Quinta-feira, 09 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 29 de junho de 2017
Deputados, senadores e representantes de ministérios participaram do lançamento, na quarta-feira (28), da Frente Parlamentar pela Construção do Hospital do Câncer do GHC (Grupo Hospitalar Conceição) de Porto Alegre. O grupo foi criado por iniciativa do deputado Jones Martins (PMDB-RS) com o apoio dos 31 deputados federais e três senadores do Rio Grande do Sul.
Para Martins, a bandeira é de todos os representantes da bancada, pois o Hospital Conceição atende grande parte da população da Região Metropolitana de Porto Alegre: “Temos certeza que os parlamentares gaúchos se unirão para permitir qualidade de vida a quem precisa tratar a doença. Esta é uma obra que pode mudar a vida de muita gente”.
Segundo Martins, o Grupo Hospitalar é referência, conta com quatro hospitais e atende a Região Metropolitana de Porto Alegre, especialmente a população mais carente. “Um em cada quatro pacientes que entram na emergência do GHC tem diagnóstico de câncer, mas o grupo não tem equipamento de radioterapia e direciona a outros hospitais. Então, o paciente entra numa fila para tratar. É isto que queremos superar”, ressalta o parlamentar.
O projeto prevê um prédio de sete pavimentos onde havia uma praça, ao lado do Hospital Conceição. O futuro Centro de Hematologia e Oncologia – Hospital do Câncer do GHC terá 50 leitos para internação clínica; 30 leitos para internação hematológica; 14 leitos para transplante de medula óssea. O investimento prevê R$ 100 milhões para obras e mais R$ 50 milhões destinados à compra de equipamentos.