O Banco do Brasil, com uma participação de 60% no segmento do agronegócio nacional, lançou na manhã desta terça-feira o Plano Safra 2017/2018, num total de 103 bilhões de reais. Deste total, 11,5 bilhões serão destinados para as empresas da cadeia do agronegócio e 91,5 bilhões em crédito rural aos produtores e cooperativas. Do montante, 72,1 bilhões serão direcionados para operações de custeio e comercialização e 19,4 bilhões para créditos de investimento agropecuário.
Para o RS, o Banco do Brasil vai destinar 12,6 bilhões para operações de crédito rural. Desse total, 2,8 bilhões irão financiar a agricultura familiar, 2,1 bilhões os Médios Produtores Rurais e 7,7 bilhões serão destinados à agricultura familiar.
Os números foram apresentados pelo superintendente regional de Porto Alegre, Gustavo Henriques da Rosa e pelo gerente de mercado do agronegócio, João Paulo Comerlato. O Vice governador José Paulo Cairoli, o secretário da Agricultura, Ernani Polo e o secretário do Desenvolvimento Agrário, Tarcisio Minetto, participaram do encontro, ao lado de demais autoridades e lideranças setoriais.