Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 5 de maio de 2016
O preço da energia elétrica deve ter uma queda média de 3,2% neste ano, segundo estimativa divulgada nesta quinta-feira (05) pelo Copom (Comitê de Política Monetária), por meio da ata de sua última reunião – quando os juros básicos da economia foram mantidos em 14,25% ao ano. Até então, a previsão do BC era de uma queda um pouco maior, de 3,5% em 2016.
De acordo com a autoridade monetária, a revisão da sua estimativa para a energia elétrica neste ano se deve às “alterações anunciadas relativamente a bandeiras tarifárias”. No início de abril, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que as contas de luz ficaram um pouco mais baratas. Isso porque, com a entrada em vigor da bandeira tarifária verde, não há custo adicional para os consumidores.
Até março, estava em vigor a bandeira amarela, que estabelece uma cobrança extra de R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos. Além disso, a autoridade monetária informou que estimou um reajuste médio de 19% nas tarifas de água e esgoto e de 12,8% nos preços dos medicamentos. (AG)