Terça-feira, 04 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de fevereiro de 2025
A última vez que a taxa Selic esteve nesse patamar foi em outubro de 2016
Foto: FreepikO Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) deve aumentar a taxa Selic em mais um ponto percentual na sua próxima reunião, que acontecerá em março, apontou a ata do último encontro do colegiado, ocorrido na semana passada. Na ocasião, a taxa básica de juros foi elevada para 13,25% ao ano.
Com isso, a expectativa é de que a Selic alcance 14,25% no próximo mês. A última vez que a taxa esteve nesse patamar foi em outubro de 2016. Segundo a ata do BC, o aumento no próximo mês deverá ocorrer caso o “cenário adverso para a convergência da inflação” se mantenha.
“O Comitê avaliou que os determinantes de prazo mais curto, como a taxa de câmbio e a inflação corrente, e os determinantes de médio prazo, como o hiato do produto e as expectativas de inflação, seguem exigindo uma política monetária mais contracionista”, diz trecho da ata da reunião de 29 de janeiro.
O documento também mencionou o cenário externo como “desafiador”, principalmente levando em conta incertezas com relação à política econômica nos Estados Unidos.
“Há dúvidas sobre a condução da política econômica em diversas dimensões, tais como possíveis estímulos fiscais, restrições na oferta de trabalho, introdução de tarifas à importação e alterações importantes em preços relativos decorrentes de reorientações da matriz energética, o que pode impactar negativamente as condições financeiras e os fluxos de capital para economias emergentes”, diz a ata.